Topo

Laranja pode prevenir problemas de visão causados pela idade

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

16/07/2018 09h50

Um novo estudo da Austrália sugere que comer pelo menos uma porção de laranja por dia pode reduzir a probabilidade de desenvolver degeneração macular relacionada à idade, uma doença ocular que provoca perda da visão.

Os autores do artigo, publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, examinaram o papel dos flavonoides, uma classe de compostos produzidos por plantas que também eliminam radicais livres e de revertem a inflamação.

Veja também:

Para isso, os pesquisadores analisaram um conjunto de dados de saúde e estilo de vida coletados de 2.037 adultos, com 49 anos ou mais, que foram acompanhados por 15 anos. Além de serem examinados quanto a sinais da doença ocular, os participantes também preencheram questionários sobre a frequência com que consumiam diferentes tipos de alimentos

Após a análise, os autores descobriram que o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade diminuía significativamente à medida que a ingestão de flavonoides aumentava. Mas o efeito foi particularmente notável naqueles que consumiram alimentos ricos em dois tipos de flavonoides, o flavonol e o flavanona, encontrados na laranja.

De acordo com os cientistas, comparado com os participantes que não consumiram laranjas, aqueles que relataram consumir pelo menos uma porção da fruta por semana tinham 58% menos probabilidade de desenvolver a doença. "Os dados mostram que os flavonoides encontrados nas laranjas parecem ajudar a proteger contra a degeneração macular", diz o autor do estudo Bamini Gopinath.

No entanto, os próprios cientistas alertaram que há várias limitações importantes na pesquisa. Talvez isso queira dizer que não está efetivamente comprovado que comer uma porção de laranja irá evitar a.perda de visão Ainda bem que consumir a fruta também não vai fazer mal.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube