Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Seu nariz pode sentir doenças como câncer, sugere estudo

Pesquisadores revelaram que receptores olfativos executam uma ampla função desconhecida fora do nariz - iStock
Pesquisadores revelaram que receptores olfativos executam uma ampla função desconhecida fora do nariz Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

14/07/2018 14h17

O nariz pode ter muitas funções além de identificar cheiros. Pelo menos é o que sugere pesquisadores da Ruhr-University Bochum, na Alemanha.

Após revisarem mais de 200 estudos, os pesquisadores revelaram que receptores olfativos - proteínas que se ligam a odores que auxiliam o olfato - executam uma ampla gama de funções desconhecidas fora do nariz.

Leia também:

A função dos receptores olfatórios extra-nasais tem potencial para ser utilizada no diagnóstico e tratamento de condições de saúde como o câncer.

Acreditava-se originalmente que os receptores olfativos estivessem apenas nas células nervosas sensorais (neurônios) dos tecidos das cavidades nasais. No entanto, estudos mais recentes e extensos sugerem que os receptores ocorrem em quase todo o corpo humano, e eles parecem ser substancialmente mais funcionalmente importantes do que o sugerido anteriormente.

A revisão também revela maneiras pelas quais os receptores olfativos podem afetar o desenvolvimento da doença, incluindo:receptores concentrados no tecido da próstata, especialmente em homens com , contribuem para a redução ou progressão da doença; receptores no cólon podem reduzir o crescimento de células cancerígenas do cólon; receptores no trato digestivo podem causar diarreia crônica ou constipação, mas também podem contribuir para uma melhor digestão.

A existência de receptores olfativos fora do nariz - positivos ou negativos - desempenha um papel importante na progressão da doença e na função fisiológica, mas ainda não é totalmente compreendida. Seu papel como um possível biomarcador para doenças requer mais pesquisas, diz o artigo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube