Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Proteína responsável pelo Alzheimer protege o cérebro da herpes

Causado pelo vírus herpes simples, o herpes tipo 1 atinge 90% dos brasileiros - iStock
Causado pelo vírus herpes simples, o herpes tipo 1 atinge 90% dos brasileiros Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

14/07/2018 11h36

Placas de Alzheimer protegem o cérebro contra o vírus da herpes. A afirmação foi feita por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Neuron.

Os cientistas mostraram que proteínas beta-amilóides, que formam placas no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer, prendem as partículas do vírus herpes, prevenindo danos imediatos no cérebro.

Veja também:

A equipe descobriu que a proteína se liga ao vírus e o impede de atacar o cérebro, mas ao custo de induzir placas muito mais cedo nas vidas de ratos do que o normal.

O trabalho concentrou-se no vírus HSV-1, que causa predominantemente herpes labial— não o mais raro— mas mais comum do que o HSV-2, que está associado à infecções genitais.

"Nossas descobertas revelam um mecanismo simples e direto pelo qual as infecções por herpes desencadeiam a deposição de amilóide cerebral como uma resposta de defesa no cérebro", disse Rudolph Tanzi, um dos autores do estudo.

O trabalho sugere que o controle da doença de Alzheimer pode não ser tão simples quanto atingir a beta-amilóide, já que sua ausência pode levar a danos ainda mais rápidos.

Por outro lado, se os testes futuros de uma vacina contra herpes se mostrarem eficazes, poderemos de alguma forma encontrar soluções para problemas ainda maiores do que aqueles contra os quais ela foi projetada.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube