Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Língua esbranquiçada e mau hálito podem ser sinal de câncer de boca

Mau hálito que surge de forma repentina e é persistente está associado ao câncer de boca  - iStock
Mau hálito que surge de forma repentina e é persistente está associado ao câncer de boca Imagem: iStock

Marcelle Souza

Colaboração para o VivaBem

14/07/2018 04h00

O câncer de boca está entre os mais comuns no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que em 2018 a doença acometa 14.700 pessoas no país, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres. Os tumores da cavidade bucal e da língua atingem principalmente quem fuma e ingere álcool, além de estarem associados ao vírus HPV (papiloma vírus humano) --transmitido por meio do contato sexual. A prevenção do câncer inclui uma boa higiene e visitas periódicas ao dentista.

A detecção precoce do câncer de boca aumenta as chances de cura, que pode chegar a 80%. Nesse sentido, o autoexame pode detectar alguns sinais de alerta e deve ser feito pelo próprio paciente duas vezes ao ano, especialmente entre os que estão no grupo de risco.

Veja também:

Para realizar o exame, é preciso usar um espelho e observar com atenção cada parte da cavidade bucal, da língua e dos lábios. Se detectado algum dos sintomas listados abaixo, um médico ou dentista deve ser consultado.

1 - Lesão que não cicatriza

O principal sintoma do câncer de boca é o surgimento de feridas, algumas confundidas com aftas, que não cicatrizam. Para observar, abra bem a boca, afaste a língua, os lábios e verifique toda a extensão da gengiva. Segundo os médicos, se as lesões não desaparecerem após 15 dias, é preciso acender o sinal de alerta e marcar uma consulta.

2 - Placa esbranquiçada

Outro sintoma que pode estar associado ao tumor é o aparecimento de placas esbranquiçadas na língua, na gengiva, nos lábios ou na bochecha. Do mesmo modo que as feridas, é preciso ficar atento com o tempo de cicatrização: se demorar mais de 15 dias, é hora de procurar um especialista.

3 - Sangramento repentino

Esse sintoma pode estar associado a vários problemas na cavidade bucal, entre eles tumores malignos. Desse modo, o sangramento, mesmo que sem dor, deve sempre servir de alerta para o paciente. 

câncer de boca, mulher mostrando a língua - iStock - iStock
Um dos sintomas de câncer de boca é o aparecimento de placas esbranquiçadas na língua ou na bochecha
Imagem: iStock

4 - Nódulos e alterações na face

Em frente ao espelho, é importante observar se bochechas ou lábios apresentam inchaço, caroços perceptíveis ou alguma assimetria fora do normal. Além de alterações visuais, é importante passar o dedo nas gengivas e na parte interna das bochechas para verificar possíveis nódulos. Esses sintomas devem chamar a atenção mesmo que não sejam acompanhados de dor. Quem utiliza próteses dentárias também precisa ficar atento a qualquer incômodo durante o uso.

5 - Caroço no pescoço

Outro ponto necessário de observação são os gânglios no pescoço. Caroço e inchaço persistentes nessa região, mesmo que não haja dor, podem ser anúncio de algum problema na boca.

6 - Alterações na fala

Nos casos mais avançados, tumores na língua podem causar alterações na fala e dificuldade para engolir os alimentos. Além disso, esse é um sintoma importante de câncer na laringe, com maior incidência entre os fumantes.

7 - Mau hálito

Nesse caso, é importante perceber se há mudança repentina e persistente de hálito, sinal que pode estar associado a casos mais graves de câncer de boca. Nunca teve problemas e de repente tem sentido um cheiro forte e fétido na boca? Então, é hora de marcar uma consulta.

Fontes: Artur Malzyner, médico oncologista da Clinonco - Clínica de Oncologia Médica -- e do Hospital Israelita Albert Einstein; Eduardo Johnson, médico oncologista e diretor da clínica Oncotek, em Brasília; Denise Abranches, coordenadora do serviço de odontologia do Hospital São Paulo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube