Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher perde movimento da perna por causa de parasita que vive em cães

Médicos descobriram que a tênia lesionava sua coluna - iStock
Médicos descobriram que a tênia lesionava sua coluna Imagem: iStock

Do VivaBem

13/07/2018 13h16

No ano passado, uma francesa de 35 anos percebeu que andar a cavalo era mais difícil do que costumava ser. Suas pernas ficaram mais fracas e ela começou a sentir uma espécie de "choque elétrico" correndo por elas. Exames depois, ela descobriu que tinha uma lesão na coluna provocada por um parasita.

Os médicos do Centro Hospitalar Universitário de Dijon, na França, descrevem em seu relatório para o periódico New England Journal of Medicine, publicado na quinta-feira (12), que após uma ressonância magnética para investigar a perda de movimentos da perna, eles encontraram uma lesão da 9ª vértebra. O tratamento foi drástico: os cirurgiões removeram a lesão, levando a vértebra e a área circundante com ela e aplicaram implantes cirúrgicos no restante de sua coluna. Só após o procedimento eles descobriram a verdadeira causa.

Veja também:

A lesão foi provocada por uma tênia chamada Echinococcus granulosus. Este parasita geralmente gosta de viver em cães, embora outros animais, como ovelhas, vacas, camelos e até cangurus possam servir como hospedeiros intermediários. Geralmente ele não reside em humanos, mas isso não significa que estamos seguros.

A lesão na 9ª vértebra foi causada pela tênia - New England Journal of Medicine - New England Journal of Medicine
A lesão na 9ª vértebra foi causada pela tênia
Imagem: New England Journal of Medicine

De acordo com os pesquisadores, os humanos são frequentemente expostos ao parasita ao acariciar cães infectados ou comer plantas cultivadas em solo contaminado. Quando a tênia infecta um hospedeiro humano, causa uma doença chamada equinococose cística, na qual massas de crescimento lento se desenvolvem em órgãos como fígado e pulmões, bem como o sistema nervoso central e --como os médicos em Dijon descobriram-- os ossos.

Felizmente, o tratamento realizado na francesa funcionou: assim como a cirurgia, ela recebeu um antiparasitário para se livrar da tênia e, nove meses depois, não apresentou sintomas residuais. Agora, a recomendação é apenas lavar bem as mãos e os alimentos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube