Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica

Cientistas estão perto de tratar uma das causas mais comuns de demência

Estudo mostra que doença pode ser reversível, abrindo caminho para possíveis tratamentos - iStock
Estudo mostra que doença pode ser reversível, abrindo caminho para possíveis tratamentos Imagem: iStock

Do VivaBem

08/07/2018 11h19

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriu por que uma das causas mais comuns da demência ocorre. Chamada de doença dos pequenos vasos, ela também pode agravar os sintomas da doença de Alzheimer.

Até agora, não se sabia como as alterações nos pequenos vasos sanguíneos no cérebro podem causar danos às células cerebrais. Mas, por meio de testes em ratos, os cientistas britânicos descobriram que a doença ocorre quando as células que revestem esses vasos no cérebro se tornam disfuncionais. Isso faz com que eles secretem uma molécula no cérebro que interrompe a produção da camada protetora, chamada mielina, levando a danos cerebrais.