Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Aposte na pimenta e na beterraba para melhorar a performance nos exercícios

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

06/07/2018 04h00

Comer bem é fundamental para ter bom desempenho na atividade física. Afinal, os alimentos fornecem o combustível para os músculos "trabalharem" durante o exercício, além de nutrientes importantes para o organismo se recuperar de todo o esforço.

A seguir, com ajuda da nutricionista Laís Murta, pós-graduada em fisiologia do exercício pela UNIFESP/EPM, e do endocrinologista Lucas do Prado Palmiro, especialista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), indicamos melhores alimentos quem podem dar um up nos resultados do seu treino.

Coloque no cardápio

Frango grelhado - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frango
A ave é uma boa opção proteica, especialmente a parte do peito, que possui pouca gordura. O frango fornece todos os aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo), importantes para a reparação e construção muscular. Carne vermelha, ovos e peixes também são ótimas fontes de proteína. Já quem é vegetariano pode encontrar o nutriente no grão-de-bico, no feijão, na lentilha, na ervilha, na soja.

batata-doce - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Batata-doce
Rica em carboidratos complexos, ela libera energia aos poucos e garante combustível por tempo prolongado. No entanto, apesar do que muitos pensam, a carga glicêmica da batata-doce não é tão diferente dos outros tipos de batata. Como fonte de carboidrato rápido, porém, é uma boa opção. Mandioca, mandioquinha, inhame, aveia, arroz integral e quinoa também têm um efeito similar.

Pimenta - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Pimenta
Estudos mostram que a capsaicina --substância que confere o sabor picante ao condimento e também está presente no gengibre -- ajuda a melhorar o desempenho físico em exercícios de força (musculação) e resistência (corrida), além de reduzir a sensação de esforço. A pimenta ainda tem propriedades anti-inflamatórias e diminui as dores pós-treino.

Café - iStock - iStock
Imagem: iStock

Café
A cafeína aumenta o foco, a concentração e ainda reduz a sensação de fadiga durante o exercício físico. Se você não curte a bebida, pode conseguir esse efeito com o chá-verde, chá-mate ou chá-preto. Também existem suplementos de cafeína, mas como uma concentração maior do que presente nas bebidas. Por isso, procure a orientação de um médico antes de consumir.

Beterraba - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Beterraba
A raiz possui nitrito, substância que estimula a produção de óxido nítrico no organismo. Esse gás tem efeito vasodilatador e aumenta o fluxo sanguíneo. Assim, mais oxigênio e nutrientes chegam aos músculos durante a atividade física, o que melhora o desempenho especialmente em exercícios aeróbicos (como corrida e ciclismo). Para esse efeito acontecer, o indicado é consumir a beterraba crua. Você pode fazer isso na forma de suco.

Veja também:

Maneire na dose

Leite - iStock - iStock
Imagem: iStock

Leite
Deve ser evitado principalmente muito perto da hora do treino. Como a bebida tem proteínas e gorduras, sua digestão é lenta, o que pode provocar desconfortos gástricos durante a atividade física.

barra de cereal; barrinha - iStock - iStock
Imagem: iStock

Barra de proteína industrializada
A maioria possui uma série de aditivos químicos, entre outras substâncias, que possuem um poder inflamatório. No entanto, já existem outras opções mais saudáveis no mercado, sem conservadores e aditivos químicos. Leia a lista de ingredientes, e evite produtos com: açúcar, glucose ou xarope de milho, gorduras trans e adoçantes artificiais (sucralose, acessulfame K, sacarina ou ciclamato de sódio).

Tire do cardápio

Álcool - iStock - iStock
Imagem: iStock

Álcool
A bebida traz vários prejuízos ao organismo e pode atrapalhar a secreção do hormônio testosterona, que tem papel importante no processo de construção e recuperação muscular. Além disso, o álcool promove uma alteração na mucosa gastro digestiva, a deixando suscetível a inflamações. Isso também altera a flora intestinal e prejudica a absorção de nutrientes. Se você beber frequentemente, essa combinação pode prejudicar o desempenho físico.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube

O poder dos alimentos