Topo

Probióticos reduzem a perda óssea em mulheres, aponta estudo

Alimentos probióticos como o kefir ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e turbinar a imunidade - iStock
Alimentos probióticos como o kefir ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e turbinar a imunidade Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

04/07/2018 18h55

Os probióticos são conhecidos por melhorar a flora intestinal, fortalecer a imunidade e até prevenir doenças como diabetes e hipertensão. Agora, um novo estudo mostra que essas bactérias boas para organismo também podem minimizar a perda óssea em mulheres e prevenir a osteoporose. A descoberta foi publicada no periódico Journal of Internal Medicine.

Para o trabalho científico, os pesquisadores recrutaram 90 mulheres saudáveis, com idade entre 75 e 80 anos, e baixa densidade mineral óssea. Um grupo de voluntárias recebeu um placebo e o outro consumiu diariamente um suplemento com Lactobacillus reuteri liofilizado, um micróbio encontrado no trato intestinal de muitas pessoas.

Leia também:

Após um ano, a redução na densidade óssea na canela foi quase 50% menor nas mulheres que consumiram os probióticos, em comparação com as que tomaram placebo. Os efeitos colaterais, mais comumente sintomas gastrointestinais, foram semelhantes nos dois grupos.

Agora, os pesquisadores querem confirmar ainda mais a eficácia dos probióticos nos seres humanos. "Este é o primeiro estudo em humanos. Precisamos de estudos confirmatórios. E nós estudamos apenas uma cepa de lactobacilos, o tipo usado em estudos com animais”, conclui Anna G. Nilsson, uma das autoras do estudo.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube