Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Posso consumir 30 ovos por dia, assim como musa fitness Gracyanne Barbosa?

Gracyanne Barbosa come 30 ovos por dia. - Reprodução/ Instagram
Gracyanne Barbosa come 30 ovos por dia. Imagem: Reprodução/ Instagram

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

30/06/2018 15h52

Belo falou sobre os hábitos alimentares da mulher, Gracyanne Barbosa, durante participação no "Programa do Porchat" em 26 de junho. Tudo começou quando o cantor comentou a declaração da amada ter estocado 600 ovos durante a greve dos caminhoneiros.

"Ela come mais de de 30 ovos por dia, às vezes eu faço para ela. Os 600 ovos deram para duas semanas", conta, dizendo ainda que Gracyanne não sofre em consumir um cardápio tão regrado. Mas será que isso é saudável?

Veja também:

Nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo tem muitos benefícios. Ele já foi odiado anos atrás quando seu consumo era associado à maior probabilidade de colesterol alto, mas estudos científicos comprovaram que o colesterol contido na gema é pouco para ser responsável pelo aumento da incidência de doenças cardíacas. Apesar disso, se você não é um atleta profissional, comer tantas unidades em um dia pode não ser a melhor opção.

Lucas do Prado Palmiro, especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia),explicou ao VivaBem que qualquer dieta sempre é montada pelo especialista de acordo com os objetivos individuais. "Pessoas como a Gracyanne, por exemplo, certamente têm um acompanhamento profissional muito forte", lembra.

ovo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Isso porque, segundo ele, um corpo como o da musa fitness não é construído apenas com alimentação natural, sendo necessário um trabalho extra para ajudar os músculos. E quando alguém come 30 ovos em um dia, explica Palmiro, está consumindo na ordem de 180 gr de proteína.

"Uma pessoa comum, que se alimenta normalmente, vai ficar entre 0,6 e 0,8 gr de proteína de alto valor biológico por quilo de peso. Mas quando se vai para essa linha do body bulding, de ser um atleta profissional de ponta, chega-se a comer de 4.4 até 6 gr de proteína de alto valor biológico por quilo de peso", diz.

Funciona bem no caso de quem busca um alto rendimento, como Gracyanne --com seu acompanhamento profissional e individualizado. No entanto, comer tanta proteína assim, para uma pessoa comum e que nem malha tanto assim, não é uma recomendação saudável.

Entre os problemas, está a dose diária de colesterol recomendada, que é de 300 miligramas. Um ovo, por exemplo, contém cerca de 200 miligamas. Esse valor vezes 30 ovos dá 6000 miligramas de colesterol extra ao dia. Bastante, né? Além disso, o hábito e comer tantos ovos pode sobrecarregar os rins. Ou seja: melhor maneirar na dose!

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube