Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasileiro desenvolve sensor que detecta predisposição ao câncer de mama

Os pesquisadores pegam parte do DNA e colocam em contato com o eletrodo - iStock
Os pesquisadores pegam parte do DNA e colocam em contato com o eletrodo Imagem: iStock

Do VivaBem

25/06/2018 12h06

O professor Bruno Campos Janegitz, da Universidade Federal de São Carlos, conquistou menção honrosa na 13ª edição do prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia pelo desenvolvimento de um sensor eletroquímico de DNA que detecta a predisposição genética ao câncer de mama. O dispositivo encontra mutações no gene BRCA1, que estão associadas aos tumores de mama triplo-negativos. Esse tipo de câncer ficou conhecido quando a atriz Angelina Jolie se submeteu a duas mastectomias após ter descoberto, a partir de um exame com base no sequenciamento genético, que teria risco de 87% de desenvolver a doença.

O sensor, patenteado pela USP, foi testado com material genético sintético a partir de métodos eletroquímicos. Para obter o diagnóstico de predisposição da doença, o bastão de polímero com um condutor elétrico interno é posto em contato com uma amostra sintética do código genético.

Veja também:

“O que fazemos é pegar parte desse DNA e colocar em contato com o eletrodo. Caso haja a mutação em BRCA1, por exemplo, as bases nitrogenadas vão formar dupla hélice com o eletrodo. Porém, se não houver, não vai dar sinal, não vai ocorrer a formação clássica de dupla hélice do DNA. Assim é possível identificar a predisposição para a doença a partir de diferentes sinais eletroquímicos”, disse Janegitz à Agência FAPESP.

O pesquisador ressalta, no entanto, que o teste indica predisposição, não a ocorrência da doença. “Conseguimos identificar se há a alteração genética, se tem o genótipo. O grande diferencial desse teste é ele ser muito mais barato e consequentemente mais abrangente que o método tradicional por sequenciamento genético do paciente”, disse. 

De acordo com Janegitz, com testes clínicos e mais pesquisa, futuramente poderemos ter um dispositivo que detecta a predisposição de um tipo de câncer de mama a partir de um teste de saliva ou sangue. “O custo seria de R$ 70 a R$ 80, algo bastante viável e que poderia salvar muitas vidas.”

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube