Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como evitar que rojões e cornetas usados na Copa prejudiquem sua audição

O barulho de cornetas, apitos e rojões pode causar danos irreparáveis ao seus ouvidos - iStock
O barulho de cornetas, apitos e rojões pode causar danos irreparáveis ao seus ouvidos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/06/2018 11h57

É praticamente impossível fugir do barulho durante a Copa do Mundo. Cornetas, apitos, batuques, bombas, rojões, gritos, buzina de carros, música e TV com sol alto fazem parte da festa da torcida nos jogos. Só que o excesso de ruído provocado por isso pode ser perigoso para os ouvidos.

Segundo Edson Ibrahim Mitre, doutor pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e secretário geral da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a audição pode ser seriamente comprometida quando você fica em ambientes com barulho demasiado, com sons com intensidade igual ou maior que 85 decibéis

Veja também:

Só para se ter ideia, na Copa do Mundo de 2014 a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou 31 cornetas, buzinas e apitos usados pelos torcedores, e somente nove emitiam som abaixo de 120 decibéis.

"Se juntarmos o barulho desses instrumentos aos gritos e o alto volume da televisão, o resultado é muito perigoso para os ouvidos. O ruído em excesso pode causar zumbido, tontura e até perda auditiva definitiva, dependendo da intensidade e tempo que a pessoa fica exposta ao som”, explica Isabela Papera, fonoaudióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Telex Soluções Auditivas. 

Como saber se o volume está alto demais?

Obviamente, você não vai conseguir medir se a corneta do seu filho ou a TV do bar está emitindo um ruído acima de 85 decibéis. Porém, basta prestar atenção a alguns detalhes para identificar quando o barulho é prejudicial aos seus ouvidos.

"Ter dificuldade para entender o que alguém diz ou precisar aumentar a intensidade da voz para ser escutado são sinais de que se está em um ambiente sonoro insalubre", explica Mitre. 

O que fazer para proteger seus ouvidos?

Não precisa ser o chato e deixar de ver os jogos com a galera, ou pedir para seu vizinho não assoprar aquele apito que tanto gosta. "Se estiver com os amigos em casa, apenas tente controlar o volume da TV durante a partida e deixe a aparelho 'no mudo' durante o intervalo, para dar uma folga aos ouvidos", indica Papera.

No bar, onde você não pode controlar a intensidade do barulho, procure manter-se afastado das caixas de som e de pessoas que gritam sem parar. "E lembre-se que buzinas e cornetas devem sempre ser apontadas para cima. Jamais toque esses instrumentos perto ou diretamente no ouvido de alguém", alerta a fonoaudióloga. 

No caso de rojões e bombas, o melhor mesmo é ficar afastado do artefatos. "Os estouros podem provocar lesões na membrana timpânica e nos ossículos do ouvido. Em situações mais graves, pode haver danos da porção mais interna do ouvido --onde ficam as células nervosas -- e, com isso, ocorrer perdas auditivas irreversíveis”, afirma Mitre.

Caso você goste muito e não abra mão de soltar rojões a cada gol da seleção, o otorrinolaringologista indica sempre usar protetores auriculares. Mas o médico deixa claro que o equipamento só colabora para reduzir a intensidade do barulho e a melhor prevenção é não gerar ruídos excessivos. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube