Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ex-gordinho, treinador brasileiro é eleito "corpo mais bonito do mundo"

Ele chegou a pesar 96 quilos e ter 26% de gordural corporal - Divulgação
Ele chegou a pesar 96 quilos e ter 26% de gordural corporal Imagem: Divulgação

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

20/06/2018 12h20

O paulista Rodrigo Sangion conquistou o prêmio de "corpo mais bonito do mundo" no World Beauty Fitness & Fashion, nos Estados Unidos. O personal trainer foi o primeiro colocado na categoria Fitness Model do concurso realizado no último sábado (16), que avalia quem tem o melhor visual e o "shape" mais atlético e definido. Obviamente, para conquistar um corpo assim é necessário muito sacrifício e ele não serve de modelo estético para as pessoas "comuns", só para quem compete. 

Quem vê o educador físico de 40 anos cheio de músculos, com 90 kg e apenas 5% de gordura corporal, nem imagina que a rotina de treino pesado começou de uns tempos para cá. Ele dá aulas há 20 anos, mas nunca teve o corpo como queria e foi gordinho.

Em 2013, ele pesava 96 kg e estava com 26% de gordura corporal. “Foi só com 35 anos que dei um start e resolvi mudar. Nunca é tarde para conquistar o corpo ideal e cuidar da saúde”, conta.  

Veja também

A decisão de cuidar melhor da dieta e transformar o corpo surgiu após o comentário de uma pessoa na academia, que disse que era "incrível" o fato de um aluno ter físico melhor do que o personal, ao ver o educador físico sem camiseta.

Após a mudança, Sangion criou a Le Cinq Gym, em São Paulo, e passou a cuidar da preparação física de diversas celebridades. A academia é frequentada, por exemplo, pelos atores Reynaldo Gianecchini, Bruno Gagliasso, Ricardo Tozzi, Mariana Ximenes, Claudia Raia e Fernanda Souza.

Treino pesado e alimentação regrada

Filho de pai obeso, o treinador resolveu participar de campeonatos fitness justamente para manter-se motivado a treinar e a fazer dieta, já que sua genética não ajudava. Na primeira vez em que participou da competição, garantiu a 19º colocação. Depois, evoluiu para o quarto lugar, até chegar ao primeiro neste ano.

E para conquistar o prêmio, o preparador físico investiu em treinos regulares três meses antes do concurso. Ele acordava cedo para fazer musculação e aeróbico (bike e esteira). Sangion malhava, inclusive, aos sábados e domingos. “Não tinha como ter pausa, se você sai da rotina por um tempo, seu corpo demora três dias para voltar ao normal”, afirma.

A alimentação também teve que mudar radicalmente. Como é uma prova específica, dietas para este tipo de campeonato são diferentes. Ele cortou frutas, industrializados e aumentou a quantidade de proteína (frango ou peixe) e legumes (brócolis e aspargo). 

E sabe aquela cervejinha do fim de semana? Ele também cortou qualquer bebida alcoólica do cardápio. “Agora, que já ganhei, tiro um dia do fim de semana para ficar off. Mas sempre tento seguir a dieta, sem dar alguns deslizes”, ressalta.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube