Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas descobrem o que pode predispor alguém ao câncer colorretal

O trabalho fornece uma estratégia sobre como corrigir as mutações no DNA antes que elas conduzam ao câncer - iStock
O trabalho fornece uma estratégia sobre como corrigir as mutações no DNA antes que elas conduzam ao câncer Imagem: iStock

Do VivaBem

19/06/2018 13h42

Apesar dos fatores de risco mais conhecidos, como tabagismo e obesidade, ainda não se sabe a verdadeira causa do câncer. Mas uma nova pesquisa descobriu um mecanismo que interfere na capacidade do DNA se reparar, predispondo geneticamente algumas pessoas especificamente ao câncer colorretal. Publicado no periódico Nature Chemistry, o estudo pode ter implicações importantes para a prevenção dessa doença.

A coautora do estudo, Jacqueline Barton foi a primeira pesquisadora que, há duas décadas, identificou um processo chamado "transporte de carga de DNA". Nele, os elétrons se movem pela dupla hélice do DNA e enviam sinais para as chamadas proteínas de reparo, avisando-as para começarem a consertar os danos encontrados ao longo do caminho.

Veja também:

No novo estudo, os pesquisadores mostram como uma variante genética comumente encontrada no câncer colorretal interrompe esse processo de transporte de carga de DNA.

Mutações genéticas

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, concentraram-se em uma mutação em um gene chamado MUTYH. Normalmente, ele fornece instruções para criar uma proteína de reparo de DNA. Mas mutações genéticas afetam a capacidade do DNA de reparar seus próprios erros. Essas mutações também foram associadas à formação de pólipos no cólon que mais tarde podem levar ao câncer.

Barton está esperançosa de que o novo estudo abra o caminho para novas estratégias de prevenção contra esse tipo de câncer: "O trabalho fornece uma estratégia para pensar sobre como possivelmente estabilizar essas proteínas de reparo e restaurar sua capacidade de corrigir as mutações no DNA antes que elas levem à doença."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube