Cientistas descobrem o que pode predispor alguém ao câncer colorretal

O trabalho fornece uma estratégia sobre como corrigir as mutações no DNA antes que elas conduzam ao câncer - iStock
O trabalho fornece uma estratégia sobre como corrigir as mutações no DNA antes que elas conduzam ao câncer Imagem: iStock

Do VivaBem

19/06/2018 13h42

Apesar dos fatores de risco mais conhecidos, como tabagismo e obesidade, ainda não se sabe a verdadeira causa do câncer. Mas uma nova pesquisa descobriu um mecanismo que interfere na capacidade do DNA se reparar, predispondo geneticamente algumas pessoas especificamente ao câncer colorretal. Publicado no periódico Nature Chemistry, o estudo pode ter implicações importantes para a prevenção dessa doença.

A coautora do estudo, Jacqueline Barton foi a primeira pesquisadora que, há duas décadas, identificou um processo chamado "transporte de carga de DNA". Nele, os elétrons se movem pela dupla hélice do DNA e enviam sinais para as chamadas proteínas de reparo, avisando-as para começarem a consertar os danos encontrados ao longo do caminho.