Bactérias "ruins" do intestino de obesos podem gerar ansiedade e depressão

Cientistas descobriram que sintomas depressivos de ratos obesos estavam associados à microbiota intestinal - iStock
Cientistas descobriram que sintomas depressivos de ratos obesos estavam associados à microbiota intestinal Imagem: iStock

18/06/2018 17h12

Diversas pesquisas já mostraram que o excesso de peso pode provocar um desequilíbrio na flora intestinal, aumentando o número de bactérias "ruins" que habitam o organismo. E um novo estudo realizado por cientistas do Joslin Diabetes Center (Estados Unidos) aponta que esses micróbios podem estar associados a um maior risco de pessoas obesas sofrerem ansiedade e depressão.

Ao analisarem ratos que ganharam peso com uma dieta rica em gordura, os pesquisadores descobriram que os animais mostraram significativamente mais sinais de ansiedade, depressão e comportamento obsessivo do que os camundongos em dietas padrão. No entanto, quando os roedores receberam antibióticos —para reduzir o número de bactérias ruins no organismo— seu comportamento voltou ao normal, mesmo com a dieta "gordurosa".