Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tem pesadelo? Cientistas criam técnica para tratar problema em adultos

O distúrbio também pode aumentar uma doença mental subjacente, como depressão ou ansiedade - iStock
O distúrbio também pode aumentar uma doença mental subjacente, como depressão ou ansiedade Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

17/06/2018 11h10

Voltar para cama depois de ter tido um pesadelo é sempre uma tarefa difícil. O sono fica comprometido e voltar a dormir pode demorar horas. 

Para tentar acabar com o problema e oferecer tratamentos para adultos que sofrem constantemente com o problema, cientistas da Academia Americana de Medicina do Sono, nos Estados Unidos, desenvolveram um documento que oferece opções eficazes de tratamento.

Veja também:

O registro relata que a terapia de ensaio de imagem é útil para combater o distúrbio e pesadelos associados com transtorno de estresse pós-traumático. A técnica envolve alterar o conteúdo de um pesadelo criando um conjunto de imagens positivas e ensaiando o cenário do sonho reescrito enquanto o indivíduo está acordado.

Embora a evidência fosse menos clara para outros tratamentos, a equipe descobriu que uma variedade de intervenções pode ser usada para o tratamento do pesadelo, incluindo terapia cognitivo-comportamental, hipnose e vários medicamentos prescritos.

Em contraste, os cientistas concluiram que o medicamento anti-ansiedade clonazepam e o antidepressivo venlafaxina não são recomendados para o tratamento do distúrbio do pesadelo. "Existem opções úteis de tratamento para adultos que estão passando por dificuldades devido a pesadelos", diz Timothy Morgenthaler, autor do estudo. "O julgamento e a perícia de um clínico experiente são essenciais para garantir a seleção adequada do tratamento e o gerenciamento eficaz do distúrbio do pesadelo.”

O problema envolve repetidas ocorrências de pesadelos que causam sofrimento ou prejuízo clínicos ao indivíduo. O problema feta aproximadamente 4% dos adultos, ocorrendo isoladamente e pode prejudicar significativamente a qualidade de vida. O distúrbio também pode aumentar uma doença mental subjacente, como depressão ou ansiedade.

Terpaias que ajudam no tratamento do pesadelo

Depois de ser aprovado pela Academia Americana de Sono, os cientistas oficializaram a documentação que trazia métodos que realmente são eficazes para melhorar o terror noturno. Alguns deles foram:  terapia comportamental cognitiva; exposição, relaxamento e terapia de rescritos; hipnose; terapia de sonho lúcido; relaxamento progressivo do músculo profundo; terapia dinâmica do sono; terapia de autoexposição; dessensibilização sistemática.

"O primeiro passo para obter ajuda para pesadelos é discutir essa preocupação com um médico, que pode encaminhá-lo para um centro de sono credenciado para uma avaliação completa do sono por um médico especialista em medicina do sono", conclui Douglas Kirsch, co-autor do estudo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube