Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Maneira como música é recebida no cérebro pode deixar pessoa mais empática

Pessoas empáticas são especialmente sensíveis e respondem fortemente aos estímulos sociais e emocionais - iStock
Pessoas empáticas são especialmente sensíveis e respondem fortemente aos estímulos sociais e emocionais Imagem: iStock

Do VivaBem, UOL

17/06/2018 13h57

Se você é do tipo que vibra e “viaja” quando ouve aquele determinado som, saiba que pode ter mais empatia em relação à outras pessoas. Pelo menos é o que sugere um estudo da Universidade de Dallas, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que aqueles com maior empatia processam a música com maior envolvimento do sistema de recompensa do cérebro, bem como em áreas responsáveis pelo processamento da informação social.

Leia também:

Eles também parecem experimentar um maior grau de prazer em ouvir, como indicado pelo aumento da ativação do sistema de recompensa. "Pessoas de alta empatia e baixa empatia compartilham muito em comum quando ouvem música, incluindo um envolvimento aproximadamente equivalente nas regiões do cérebro relacionadas ao processamento auditivo, emocional e sensório-motor", disse o autor Zachary Wallmark.

De acordo com pesquisadores, pessoas empáticas são especialmente sensíveis e respondem fortemente aos estímulos sociais e emocionais.

Comparação de exames cerebrais mostrou diferenças distintas com base na empatia

A equipe recrutou 20 estudantes e cada um deles era era submetido a uma máquina de ressonância magnética enquanto ouvia trechos de músicas que eram familiares ou desconhecidos para eles, e que eles gostavam ou não gostavam. A música familiar foi selecionada pelos participantes antes da seleção.

Depois disso, cada pessoa completou um questionário padrão para avaliar diferenças individuais de empatia - por exemplo, se sentiam simpatia por outras pessoas aflitas ou imaginando-se no lugar deoutro indivíduo.

Os pesquisadores então fizeram comparações controladas para ver quais áreas do cérebro durante a escuta musical estão correlacionadas com a empatia.

A análise dos mapeamentos cerebrais mostrou que os grandes empatizantes experimentaram mais atividade no estriado dorsal, parte do sistema de recompensa do cérebro, quando ouviam música familiar.

O sistema de recompensa está relacionado ao prazer e outras emoções positivas. O mau funcionamento da área pode levar a comportamentos aditivos.

Além disso, as varreduras cerebrais de pessoas de maior empatia no estudo também registraram uma maior ativação nas áreas medial e lateral do córtex pré-frontal responsáveis pelo processamento do mundo social e na junção temporoparietal, que é crítica para analisar e compreender as outras. comportamentos e intenções.

Esses dados também indicaram que pessoas de maior empatia eram mais apaixonadas por seus gostos e desgostos musicais, como mostrar uma preferência mais forte por músicas desconhecidas.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube