Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Confira 5 atitudes que ajudam você a ter mais alto astral e uma vida leve

Buscar coisas que trazem prazer duradouro é melhor para levar uma vida mais leve - Getty Images
Buscar coisas que trazem prazer duradouro é melhor para levar uma vida mais leve Imagem: Getty Images

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

15/06/2018 04h00

Você é o tipo de pessoa que gosta de ter controle de tudo, vive estressada e se frusta facilmente? Saiba que abandonar esses comportamentos e entrar para o time de pessoas que encaram a vida de maneira "leve" pode aumentar seu bem-estar e prazer. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope Conecta e Quantas com mais de 2.000 pessoas, 97% dos brasileiros que enfrentam as situações do dia a dia de forma tranquila mantêm mais o alto astral.

A análise identificou três perfis com comportamentos distintos em relação à vida. Um deles é o grupo de atitude leve, que compõe 29% dos entrevistados. Na outra ponta, está o perfil dos controladores, composto pelos que gostam de ter controle sobre vários aspectos da vida e que, apesar de ser menor, representa quase 25% dos participantes da pesquisa encomendada pela Danubio.

Veja também

A pesquisa tentou rastrear o comportamento dos indivíduos no cotidiano e o que proporcionava mais prazer a eles. Os resultados foram impressionantes: aqueles com posturas mais leves têm mais prazer nas dimensões física e social, enquanto os controladores demonstraram mais prazer nas dimensões relacionadas ao consumo e alimentação --que não necessariamente é saudável.

Então, diante de todos esses dados, a pergunta que não quer calar é: dar valor aos simples gestos deixa a vida mais leve? De acordo com Luiz Scocca, psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sim. “O ideal é investir em prazeres que se sustentem. Não é errado comprar, porém, viajar ou estar com a família proporciona prazeres duradouros”, explica.

Segundo Scocca, as pessoas estão enlouquecidas com trabalho e esquecem de valorizar o que realmente importa. “O desejo de possuir cada vez mais só aumenta e há todo um estímulo para isso. Outros valores são muito mais duradouros quando se fala em felicidade". 

Quer saber a fórmula para levar uma vida mais leve e ter mais alto astral? Invista nas táticas a seguir:

Diminua o tempo nas redes sociais

De acordo com a pesquisa, pessoas que levam a vida mais de “boa” tendem a ficar menos na internet. Elas passam, em média, 1 hora e 58 minutos online, contra 2 horas e 44 minutos dos controladores. 

Entre os fatores que fazem com que a internet torne "a vida mais pesada" estão as comparações e padrões de beleza exigidos pela sociedade, que acabam gerando uma situação de estresse. “É impossível falar para não ter nenhuma rede social, mas controlar e se policiar é fundamental”, diz.

Durma bem

Não é novidade que ter uma boa noite de sono ajuda no funcionamento do organismo. Mas, segundo a pesquisa, pessoas de estilo de vida leve dormem mais do que as que gostam de ter mais controle. Enquanto 45% do segmento de atitude controladora dorme menos de 6 horas por dia, esse número é de 34% dentre os de atitude leve. Ter uma soneca adequada ajuda a diminuir obesidade, estresse e até depressão.

Fique com amigos e famílias

Estar em constante contato com pessoas que você gosta melhora a sensação de felicidade --a ciência já comprovou que o isolamento pode provocar até depressão. Por isso dar risada, passar o dia com a família, sair com os amigos, tirar férias, desenvolver a espiritualidade e ter tempo para si mesmo são prazeres apontados majoritariamente por quem tem personalidade leve.

Desligue a TV e dê uma pausa nas séries

Sair de férias e viajar são mais valorizados por pessoas de atitude leve do que atividades que envolvem entretenimento mais recluso, como passar a tarde vendo TV e serviços de streaming de séries e filmes --distração favorita dos controladores.

Faça trabalho voluntário

Ajudar o outro dá sensação de felicidade e bem-estar. Esses sentimentos contribuem para que o ser humano se sinta melhor, útil e aflore seu astral. Demonstrar empatia melhora, e muito, a sensação de felicidade.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube