Topo

Sucos de laranja congelados podem ser mais nutritivos do que os naturais

Suco congelado pode auxiliar no combate de doenças cardíacas - iStock
Suco congelado pode auxiliar no combate de doenças cardíacas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

13/06/2018 15h29

Você já deve ter ouvido aquela história de que sucos congelados não são tão nutritivos quanto os naturais. Essa ideia pode estar com os dias contados, segundo um novo estudo publicado no periódico Journal of Functional Foods. Cientistas da Universidade de Sevilha, na Espanha, descobriram que os sucos de laranja congelados podem ser mais saudáveis do que os frescos.

Eles decidiram investigar a "bioacessibilidade" de dois carotenóides que podem ser encontrados no suco de laranja. Dois deles, chamados fitoeno e fitoflueno, têm recebido muita atenção ultimamente por causa das supostas propriedades antioxidantes.

Veja também:

Os pesquisadores constataram que o corpo pode absorver mais antioxidantes da fruta do suco descongelado do que de suco fresco ou pasteurizado.

Quando o suco de laranja é congelado e descongelado, os elementos benéficos da bebida são decompostos em partículas menores, que são mais fáceis de absorver pelos intestinos.

Acredita-se que essas partículas, denominadas carotenóides, tenham propriedades de combate ao câncer, possam ser convertidas em vitamina A e tenham benefícios anti-inflamatórios e do sistema imunológico que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Agora, o próximo passo, segundo os cientistas, é realizar testes fora do laboratório para verificar a eficácia dos sucos congelados no organismo dos humanos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube