Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Como evito pegar gripe de alguém que fica perto de mim o tempo todo?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

12/06/2018 04h00

"Lá em casa está todo mundo doente. Como não pegar gripe de alguém próximo?"

Primeiramente, é bom você saber que, tratando-se de alguém muito próximo, é uma missão quase impossível ficar 100% longe do vírus da gripe. Como ele é transmitida por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir, falar e até respirar, mesmo com os devidos cuidados, há grandes chances de você ficar doente. 

Porém, nada de pânico! Para evitar a contaminação, procure não se aproximar demais da pessoa e deixe a casa sempre arejada, com portas e janelas abertas, para não aumentar o risco de contato com as gotículas contaminadas.

Veja também:

A pessoa doente tende a deixar secreções respiratórias --e um monte de vírus -- nos objetos que toca. E você pode ficar doente se, após o contato com superfícies recentemente contaminadas, levar o vírus para a boca, o nariz e os olhos. Por isso, lavar as mãos com frequência também ajuda a reduzir o risco de contágio, assim como o doente usar máscara descartável e a trocar a cada 2 horas, aproximadamente.

Outra medida importante é a vacinação, tanto do doente quanto de quem está saudável. Se você estiver vacinado e ficar perto de uma pessoa com o mesmo tipo de vírus da gripe presente na vacina que tomou, a chance de se contaminar é muito menor. Além disso, muitos estudos comprovam que a imunização diminui os casos graves da gripe, mesmo não dando necessariamente 100% de proteção.

Por fim, a melhor forma de prevenção é investir em uma vida saudável antes de ser pego pelo vírus. Isso porque, uma vez adquirida a doença, a evolução vai depender unicamente do sistema imune da pessoa.

Fonte: Celso Granato, assessor médico em infectologia do Fleury Medicina e Saúde; Karen Morejon, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube