Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pano de prato pode contribuir para intoxicação alimentar. Saiba como

Panos úmidos apresentaram mais bactérias do que os secos - iStock
Panos úmidos apresentaram mais bactérias do que os secos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

11/06/2018 15h33

Sabe aquele pano de prato que é usado para várias coisas dentro da cozinha? Então, ele pode ter milhões de bactérias e até causar intoxicação alimentar. Pelo menos é o que sugere um estudo conduzido pela Universidade de Mauritius, na África, que investigou o crescimento de patógenos em panos de cozinha.

As evidências foram apresentadas durante o congresso da Sociedade Americana de Microbiologia, em Atlatanta (Estados Unidos), entre os dias 7 e 11 de junho. Os cientistas levaram em consideração 100 toalhas e quantas pessoas da mesma família iriam manuseá-las.

De acordo com os especialistas, 49% dos panos coletados tiveram crescimento bacteriano que aumentou em número com família extensas, presença de crianças e aumento do tamanho da família.

Veja também:

Os panos usados para utensílios de limpeza, secagem das mãos, utensílios quentes e para limpar superfícies tiveram uma contagem bacteriana maior do que toalhas de uso único. Além disso, o risco de ter coliformes (Escherichia coli) foi maior em toalhas úmidas do que nas secas e em toalhas multiuso.

"Neste estudo, investigamos o potencial papel dos panos na contaminação cruzada na cozinha e vários fatores que afetam o perfil microbiano e a carga de toalhas nesse ambiente", disse Susheela D. Biranjia-Hurdoyal, uma das autoras do estudo. "Também descobrimos que o tipo de uso e toalhas de cozinha úmidas podem ser muito importantes na promoção o crescimento de potenciais patógenos responsáveis pela intoxicação alimentar. "

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube