Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Como tratar tendinite, já que trabalho sentada, em frente ao computador?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

05/06/2018 04h00

"Tenho tendinite no pulso e nos ombros e já fiz tratamento com remédio e fisioterapia. Mas ainda sinto muita dor, pois trabalho sentada e em frente ao computador. O que preciso fazer?"

A tendinite nada mais é do que um processo inflamatório que ocorre nos tendões, geralmente causado por sobrecarga mecânica, movimento repetitivo ou enfraquecimento dos ligamentos. Mas também pode ser causada por alterações hormonais e diabetes.

Apesar de ser comumente relacionada ao pulso, ela pode ocorrer nos dedos, cotovelos, ombros, joelhos, quadris e pés. Como você fica horas sentado e digitando, é importante deixar seu ambiente de trabalho mais ergonômico. O encosto de sua cadeira deve ser adaptado à curvatura da sua coluna, para mantê-la ereta e com ombros e quadris alinhados. O ideal é que a tela fique bem em frente aos seus olhos, para que você não precise curvar a cabeça para olhar para o computador.

Veja também:

Além disso, o teclado deve ter um apoio para os punhos e os pés devem ficar no chão ou em algum descanso específico para essa parte do corpo. A cada hora, levante-se e faça um alongamento de 15 minutos, mexendo dedos, pernas e coluna.

Cada caso tem um tipo de tratamento, por isso é necessário se consultar com um especialista para a terapêutica ideal. Mas, no geral, em conjunto com a ergonomia, é importante fazer fisioterapia e colocar gelo sobre o local inflamado. Usar uma tala também pode ajudar no repouso, assim como fazer atividades físicas --indivíduos sedentários têm três vezes mais chances de apresentar dor lombar do que indivíduos praticantes de atividade física regular.

Fontes: Milton Pignataro, presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão); João Paulo Bergamaschi, ortopedista e cirurgião de coluna, membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube