Topo

Música alta em restaurantes pode prejudicar a escolha de pratos saudáveis

Volume de música pode influenciar na escolha dos alimentos  - Getty Images
Volume de música pode influenciar na escolha dos alimentos Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

28/05/2018 19h06

É muito comum ir em algum café ou restaurante e ter uma música de fundo. Mas sabia que até isso pode fazer você engordar? De acordo com um novo estudo publicado no periódico Journal of the Academy of Marketing Science, o volume do som ambiente pode afetar nossas escolhas alimentares.

Para investigar a relação do som com a decisão na hora de pedir a comida, os cientistas se concentraram em um cafeteria em Estocolmo, na Suécia. Eles tocavam músicas de diversos gêneros em um loop, tanto a 55 decibéis quanto a 70 decibéis.

Leia também:

Cada item no menu foi codificado de três maneiras: saudável, incluindo itens como saladas; não saudáveis (bolos e chocolates); e neutros --chás e cafés. Os hábitos de compra dos clientes foram observados em várias horas durante dois dias.

Resultado: quando a música do local estava em um nível mais agradável, a escolha por itens saudáveis aumentou em 10%

Depois, os pesquisadores realizaram os testes em uma mercearia. A música era tocada em volume alto ou baixo e as compras das pessoas eram classificadas como saudáveis ou não saudáveis.

Em quase 60 mil dólares em compras, os participantes que foram expostos a músicas mais altas compraram itens menos saudáveis do que aqueles que ouviam música mais calma.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube