Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Comer abóbora amarga pode fazer o cabelo cair

Mulheres ficaram quase carecas após ingerirem o vegetal - Getty Images
Mulheres ficaram quase carecas após ingerirem o vegetal Imagem: Getty Images

Do VivaBem

28/05/2018 12h58

“A amargura da abóbora é um aviso para não comer o vegetal”. O alerta veio de um médico após o relato de duas mulheres que perderam a maior parte de seus cabelos depois de serem envenenadas pelo vegetal.

O dermatologista francês Philippe Assouly comentou os casos no periódico JAMA Dermatology, onde apontou a relação entre a toxicidade das curcubitáceas (família de plantas que inclui vários tipos de abóbora) e a alopecia.

Veja também:

Em um dos casos, uma mulher francesa tomou uma sopa feita com o vegetal e logo depois teve náusea, vômitos e diarreia. Uma semana depois, começou a perder os fios de cabelo e da região pubiana. Surpreendentemente, a família dela também comeu a sopa em porções menores e experimentou sintomas de intoxicação alimentar, mas não a queda de cabelo.

No segundo caso, a mulher também relatou sintomas de intoxicação alimentar após uma refeição que incluía abóbora e, três semanas depois, perdeu muitos pelos na cabeça e na região pubiana.

De acordo com Assouly, as cucurbitáceas podem conter um composto tóxico chamado cucurbitacina, que produz um sabor amargo. O médico também lembrou que há três anos um alemão morreu de envenenamento por cucurbitacina após comer um ensopado de abobrinha.

A relação entre a substância e a queda de cabelo ainda não foi estudada, mas o dermatologista afirma que é melhor ficar longe de vegetais amargos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube