Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Obesos que fazem bariátrica têm 42% menos chances de ter câncer de pele

Aqueles que se submeteram à bariátrica tiveram um risco significativamente menor de desenvolver melanoma nos 18 anos seguintes - iStock
Aqueles que se submeteram à bariátrica tiveram um risco significativamente menor de desenvolver melanoma nos 18 anos seguintes Imagem: iStock

Do VivaBem

26/05/2018 11h41

O fator de risco mais óbvio para o câncer de pele é a exposição solar desprotegida, mas pesquisas anteriores concluíram que a obesidade aumenta tanto o risco do melanoma quanto a taxa de crescimento do tumor. No estudo recente, no entanto, os pesquisadores queriam entender se perder peso reduziria o nível de risco.

Os cientistas, liderados por Magdalena Taube, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, apresentaram suas descobertas no Congresso Europeu sobre Obesidade, realizado em Viena, na Áustria. Para examinar a ligação entre obesidade, perda de peso e melanoma, eles coletaram dados de um estudo realizado para monitorar os resultados da cirurgia bariátrica em comparação com indivíduos que usaram tratamentos convencionais para a obesidade.

Veja também:

Mais de 2 mil indivíduos foram submetidos à cirurgia e um número semelhante de participantes de controle perderam peso com outros métodos. Após analisarem os dados, os pesquisadores perceberam que aqueles que se submeteram à bariátrica tiveram um risco significativamente menor de desenvolver melanoma nos 18 anos seguintes.

Em comparação com o grupo de controle, os indivíduos do grupo que fez a cirurgia tiveram uma queda de 61% no risco de desenvolver melanoma maligno e 42% reduziram o risco de todos os tipos de câncer de pele. "Esta descoberta apoia a ideia de que a obesidade é um fator de risco de melanoma e indica que a perda de peso em indivíduos com obesidade pode reduzir o risco de uma forma mortal de câncer que tem aumentado constantemente em muitos países ao longo de várias décadas", diz Taube.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube