Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Ficar em dúvida sobre seus objetivos pode ser sinal de distúrbio mental

Conflito de objetivos tem relação com ansiedade e depressão - iStock
Conflito de objetivos tem relação com ansiedade e depressão Imagem: iStock

Do VivaBem

26/05/2018 12h15

Apesar de parecer uma questão comum, estar dividido sobre quais objetivos pessoais perseguir está associado a sintomas de distúrbios psicológicos, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e Universidade Edith Cowan, na Austrália.

Os cientistas investigaram dois tipos de conflitos motivacionais de mais de 200 jovens adultos. Os conflitos analisados foram o entre objetivos (quando perseguir um objetivo torna difícil perseguir outro) e ambivalência (sentimentos conflitantes sobre objetivos específicos).

Leia também:

Os resultados mostraram que cada uma dessas formas de conflitos de objetivos estava independentemente associada a sintomas ansiosos e depressivos, mas não previa o agravamento dos sintomas em um mês. "As pessoas com problemas de saúde mental são mais propensas a relatar que seus objetivos pessoais atrapalham um ao outro", diz Nick Moberly, da Universidade de Exeter.

"A atenção a esses conflitos motivacionais mais profundos pode ser um passo importante para resolvê-los e aliviar o sofrimento", explica Moberly. Segundo ele, o conflito entre objetivos pode ser mais manejável se for consciente. No entanto, a ambivalência pode indicar um choque entre um objetivo e um valor de ordem superior que está fora da consciência.

O conflito entre objetivos ocorre porque os objetivos são incompatíveis ou porque a busca de ambos se baseia em um recurso limitado, como tempo ou dinheiro. Por exemplo, a meta de uma pessoa de passar mais tempo com sua família pode entrar em conflito com a meta de ser promovida no trabalho.

Acredita-se que a ambivalência reflete um conflito motivacional mais profundo, do qual a pessoa não está consciente. Por exemplo, uma pessoa pode se sentir ambivalente quanto a iniciar um relacionamento íntimo, porque isso desafia um objetivo mais abstrato de independência.

De acordo com Joanne Dickson, uma das autoras do estudo, as pessoas sabem que lutar por metas que são importantes para elas dá significado e propósito à vida e promove o bem-estar. "No entanto, quando esses objetivos geram conflitos, eles podem contribuir para o sofrimento psicológico."

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube