Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Câncer de mama: dieta com baixo teor de gordura aumenta chances de cura

A sobrevida do câncer de mama foi significativamente maior para as mulheres que mudaram a dieta - iStock
A sobrevida do câncer de mama foi significativamente maior para as mulheres que mudaram a dieta Imagem: iStock

Do VivaBem

25/05/2018 11h58

Um novo estudo publicado no periódico JAMA Oncology mostrou que consumir menos gordura após o diagnóstico de câncer de mama pode aumentar as chances de a mulher sobreviver à doença.

Os pesquisadores, além de reexaminarem os resultados de um ensaio clínico feito entre 1993 e 1998 com 48.835 mulheres na pós-menopausa, também fizeram seu próprio estudo. Eles analisaram 19.541 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que reduziram a ingestão de gordura em 20% e aumentaram a quantidade de frutas e vegetais que consumiam. Os pesquisadores também examinaram um grupo controle de 29.294 pacientes com câncer de mama que continuaram suas dietas habituais.

Veja também:

As intervenções na dieta duraram, em média, 8,5 anos, enquanto a análise realizada pelos pesquisadores durou cerca de 11,5 anos após o diagnóstico.

O estudo revelou que "a sobrevida global do câncer de mama foi significativamente maior para as mulheres no grupo que sofreu intervenção na dieta do que o grupo que manteve a dieta habitual". A taxa de sobrevivência de 10 anos para as mulheres que consumiram menos gordura foi de 82%, em comparação com 78% no grupo de controle.

Além disso, menos mortes foram registradas no grupo que consumiu pouca gordura, em comparação ao que manteve a dieta. Especificamente, 120 mulheres morreram no grupo de controle e apenas 68 no grupo que sofreu a intervenção. Os pesquisadores concluíram que uma mudança simples como essa na dieta pode ser capaz de influenciar o resultado do câncer de mama.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube