Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


10 táticas para reduzir o risco de câncer em até 40%, segundo a ciência

Ser fisicamente ativo pode afastar o câncer. Ande mais e reduza o tempo no computador - iStock
Ser fisicamente ativo pode afastar o câncer. Ande mais e reduza o tempo no computador Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/05/2018 12h30

Uma grande revisão científica conseguiu elencar dez tópicos que são importantes para combater o câncer e reduzir o risco de ter a doença em até 40%. Prepare-se para anotar as dicas e colar na sua geladeira para começar a praticar neste instante.

Uma das medidas importantes para adotar como hábito é beber mais água, limitando as bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos de caixinha) e evitando o álcool. Além disso, fast-food, refeições prontas e carne vermelha devem ser consumidos com moderação, e sua dieta tem que ser rica em cereais integrais, frutas e vegetais.

Veja também:

Ainda é preciso se exercitar, mas os cientistas mostraram que jardinagem e trabalho doméstico, por exemplo, contam para as duas horas e meia de atividade física moderada que todos nós devemos fazer por semana.

As recomendações foram feitas pelo World Cancer Research Fund, com base na análise de pesquisas envolvendo 52 milhões de pessoas e 17 tipos de câncer.

Os cientistas deixaram claro que o crescimento da obesidade os preocupa e é um dos fatores para o aumento no risco de ter um tumor. As previsões mostram que a obesidade deve ultrapassar o tabagismo como maior causa de câncer nos próximos 20 anos.

“O que o relatório mostra é uma evidência muito forte de que o estilo de vida saudável é um caminho para a prevenção do câncer. E as recomendações sobre excesso de peso e obesidade formam uma parte importante dela. As pessoas precisam seguir o maior número possível dessas recomendações [abaixo], não apenas algumas delas", afirmou Giota Mitrou, que participou da pesquisa em entrevista ao site Daily Mail.

Veja como começar a se proteger do câncer:

  1. Mantenha um peso saudável
  2. Seja fisicamente ativo. Ande mais, faça jardinagem, tarefas domésticas. Sente-se menos e reduza o tempo na televisão ou computador
  3. Coma cinco porções (400 g) de frutas e legumes por dia, focando em vegetais verdes como brócolis e quiabo, raízes, frutas de diferentes cores, assim como grãos integrais e leguminosas
  4. Evite a ingestão de fast food e outros alimentos processados e ricos em gordura, amido (carboidrato) ou açúcar, como lanches, alimentos de padaria, sobremesas e doces
  5. Não coma mais que três porções de carne vermelha, como carne de vaca, porco ou cordeiro, em uma semana (300 g – 500 g). Coma pouca ou nenhuma carne processada
  6. Beba principalmente água e bebidas sem açúcar, evite refrigerante e suco de frutas
  7. Não beba álcool
  8. Evite suplementos dietéticos
  9. Para as mães: amamente seu bebê. A amamentação é boa tanto para mãe quanto para a criança
  10. Não fume

Também siga as recomendações acima após o diagnóstico de câncer, para melhor qualidade de vida.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube