Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Quem é melhor de direção? Homens usam atalho e são mais ágeis que mulheres

Os homens foram mais propensos a tomar atalhos e, em média, atingiam as metas mais rápido que as mulheres - iStock
Os homens foram mais propensos a tomar atalhos e, em média, atingiam as metas mais rápido que as mulheres Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/05/2018 19h07

Ao dirigir por lugares conhecidos, homens preferem usar atalhos para chegar ao destino mais rápido, enquanto as mulheres tendem a usar rotas mais conhecidas, segundo pesquisa publicada no jornal científico Memory & Cognition. Na sua família é assim mesmo?

Os cientistas fizeram experimentos para descobrir quais os estilos de navegação e estratégias usadas por homens e mulheres para chegar a um lugar específico em uma região que eles conhecem.

A equipe realizou dois experimentos envolvendo estudantes. No primeiro, 68 participantes tiveram que se familiarizar com o layout de um labirinto online, incluindo pontos de referência específicos, antes de ter que encontrar seu caminho através de pontos designados. Os voluntários também completaram questionários que forneceram informações auto-relatadas sobre seu senso de direção, as estratégias que eles acreditam usar para encontrar seu caminho e se eles costumam jogar videogames.

No segundo teste, 72 participantes usaram o mesmo labirinto que o primeiro grupo, no entanto, eles percorreram o percurso duas vezes: uma com pontos de referência (como árvores) e outros sem objetos. Assim, os cientistas desvendaram como homens e mulheres usam as marcações enquanto dirigem.

O estudo confirmou a grande diferença de eficiência com a qual homens e mulheres dirigem, o que foi medido observando o tempo que os participantes levaram para alcançar os locais dos objetivos, e se chegaram a eles seguindo uma rota direta ou não.

Os homens foram melhores nas tarefas e atingiram o destino pretendido mais rápido. Mas é importante ressaltar que as diferenças são do desempenho médio entre homens e mulheres, e algumas mulheres foram tão eficientes quanto os melhores voluntários do sexo masculino.

“Como previsto em pesquisas anteriores, os homens eram mais propensos a tomar atalhos e, em média, atingiam suas metas mais rápido que as mulheres. Por outro lado, as participantes foram mais propensas a seguir rotas aprendidas e vagar”, concluiu o estudo. "Em ambos os experimentos, os homens foram significativamente mais eficientes que as mulheres, mesmo depois de controlar os efeitos da estratégia".

Mas pode existir outra explicação. Os pesquisadores afirmaram que é possível que a diferença de sexo na eficiência se deva em parte à facilidade com a interface ou navegação em ambientes virtuais, já que os homens tendem a gastar mais tempo jogando videogames que mulheres.

Assim, os cientistas visam investir em novas pesquisas para examinar se os mesmos resultados são encontrados quando as pessoas navegam em ambientes reais, em vez de ambientes virtuais.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube