Não lave o arroz! Entenda por que o antigo hábito está errado

Lavar o arroz branco antes de colocá-lo na panela é uma prática muito comum em nosso país. O objetivo das pessoas que realizam o processo seria retirar as impurezas e o "pó branco" que ficam grudados nos grãos. Mas especialistas explicam que não faz muito sentido essa lavagem.

Um vídeo sobre o tema da doutora em física Gabriela Bailas, mais conhecida nas redes sociais como Bibi Bailas, alcançou mais de 400 mil visualizações e reacendeu o debate no Instagram. Afinal, por que não é correto lavar arroz?

Lavagem pode tirar nutrientes do arroz

O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

A lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, devido ao amido que já está sendo hidratado.

E o pó branco que o arroz solta?

O arroz branco passa por um polimento, e o pó branco é resultante desse processo. Ou seja, não é sujeira ou produto químico, e sim partículas do próprio alimento.

Ao ser polido, o grão é higienizado, o que torna ainda mais sem sentido lavar o arroz antes de cozinhar.

Continua após a publicidade

Além disso, o arroz cru não é um ambiente propício para a instalação e proliferação de bactérias. O calor do cozimento elimina micro-organismos prejudiciais à saúde presentes no grão - mas vale lembrar que só com a lavagem, bactérias não são totalmente eliminadas com a passa água nos alimentos. Ou seja, é uma falsa sensação de que estaríamos 'limpando' o arroz ao lavá-lo.

Lavar o arroz também não o deixa menos calórico

Apesar de poder haver perda de alguns nutrientes na lavagem, o arroz não perde amido, já que a substância faz parte da estrutura do grão —assim como também está presente na batata ou no trigo. O amido é um carboidrato simples, de onde vem a energia (calorias) para nosso organismo.

E a contaminação por arsênio?

No ano passado, disseminou-se a ideia de que o arroz poderia causar envenenamento. O motivo seria a grande quantidade de arsênio presente nos grãos, mas, segundo especialistas, não é bem assim. O arroz consumido no Brasil tem arsênio em quantidades baixas, insuficientes para causar preocupação com problemas de saúde. No Brasil, a Anvisa limita a 0,3 mg/kg a quantidade do elemento no cereal vendido no país.

Porém, nem sempre lavar o arroz é 'errado'

Arroz integral perde menos. Como ainda está com sua casca protetora, o arroz integral corre menor risco de perder vitaminas e minerais ao ser lavado.

Continua após a publicidade

O arroz parboilizado também não vai perder seu valor nutricional se for para o escorredor. No processo de parboilização, o grão é mergulhado em água aquecida a cerca de 50 °C. Isso "sela" o alimento e faz com que ele mantenha seus nutrientes.

Leia as instruções. Como existem diferentes tipos de arroz, sendo que muitos deles já passam por um processo de higienização, a recomendação é ler as instruções da embalagem antes de preparar o alimento. Lá estará descrito a necessidade da lavagem ou não.

Fontes: Renata Roja Paixão, nutricionista especializada em consultoria nutricional; Carolina Pitta, nutricionista; e Márcia Terra, nutricionista.

*Com reportagem publicada em 23/05/2018

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes