Topo

Grávidas podem comer peixe; mercúrio do alimento não causa autismo no bebê

Comer peixe durante a gravidez não causa autismo em crianças  - Getty Images
Comer peixe durante a gravidez não causa autismo em crianças Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2018 12h48

Por muitos anos, os cientistas acreditaram ter uma ligação entre o consumo de peixe durante a gravidez com o nascimento de crianças com autismo. Alguns especialistas achavam que esse alimento poderia expor a mãe a metais pesados como mercúrio e chumbo --mesmo não havendo evidências científicas que comprovassem essa relação.

Depois de mais de 20 anos de pesquisa, cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostraram que essa relação não é verdadeira. Ao analisar dados de mais de 4.000 gestações, os autores do estudo não encontraram associação entre os níveis de mercúrio na corrente sanguínea da mãe e em crianças que possuem autismo.

Leia também:

"Nossas descobertas endossam ainda mais a segurança de comer peixe durante a gravidez", diz Jean Golding, principal autor do estudo. "É importante notar que não encontramos nenhuma evidência para apoiar alegações de que o mercúrio está envolvido no desenvolvimento de autismo ou traços autistas.”

Os pesquisadores recrutaram mais de 14 mil mulheres que moravam na região de Avon, no Reino Unido, e estiveram grávidas entre 1991 e 1992, a fim de estudar os efeitos em longo prazo do estilo de vida e do ambiente no desenvolvimento infantil. Desse número, 4.484 voluntárias foram selecionadas para participar da pesquisa. Elas tiveram nível de mercúrio medido por meio de um exame de sangue e responderam a um questionário sobre seu consumo de peixe.

Das 177 mães que tiveram uma criança autista, apenas 45 apresentaram qualquer mercúrio detectável no organismo. Além disso, os cientistas perceberam que a incidência do transtorno era mais comum nos filhos de mulheres não comeram peixe durante a gravidez.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube