Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo descobre como mudança no RNA influencia o desenvolvimento de tumores

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2018 19h08

Uma pesquisa descobriu novas informações que explicam com maior precisão como os tumores crescem dentro do corpo. Os resultados foram publicados na revista científica Nature Genetics.

Anteriormente, os cientistas acreditavam que perder uma seção de RNA mensageiro podia transformar células normais em cancerosas.

Veja também:

Porém, nesse novo estudo, foi possível provar que perder tal seção de RNA mensageiro na verdade bloqueia a capacidade de um corpo suprimir a formação de tumores. A descoberta pode alterar completamente a maneira como a ciência médica aborda o surgimento de tumores.

Para compreender melhor, é importante saber que, em moléculas por todo o corpo, temos uma seção do RNA mensageiro que pode alterar a expressão gênica, chamada de 3'UTR. Sabe-se que o encurtamento dessa seção de RNA promove o crescimento de tumores cancerosos.

"Os pesquisadores historicamente pensavam que isso acontecia porque o encurtamento 3'UTR induz a expressão de genes normais, que quando alterados por mutação se tornam capazes de transformar uma célula normal em uma célula cancerosa", disse Eric Wagner, professor que participou do estudo

No entanto, usando uma combinação de modelos de células cancerosas, os cientistas notaram que o encurtamento da 3'UTR nos tumores faz com que os genes supressores —que reduzem a probabilidade de uma célula se tornar um tumor— sejam desativados.

Com esta nova informação, os pesquisadores querem interromper o processo de encurtamento de RNA dentro das células do câncer para testar os efeitos sobre o crescimento do tumor.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube