Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Elenco de "13 Reasons Why" mostra como reconhecer sinais de depressão

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2018 04h00

A segunda temporada da série "13 Reasons Why" estreou este mês na Netflix e seu elenco gravou uma série de vídeos para convidar seus espectadores a falar abertamente sobre seus problemas e, se necessário, procurar a ajuda adequada.

Eles abordam os temas com os quais os protagonistas lidam na série, como bullying, agressão sexual e abuso de drogas. O VivaBem teve acesso com exclusividade ao material, e mostra para você o vídeo sobre como reconhecer sinais de depressão.

Veja também:

Na gravação, os atores destacam que, mesmo que você não tenha certeza que alguém está depressivo ou pensando em se suicidar, dá para procurar alguns sinais. Entre eles, perceber se a pessoa está parando de fazer atividades que gosta ou se isolando dos amigos, entre outros fatores.

É coisa séria

O diagnóstico da depressão é feito de maneira clínica, geralmente por meio de uma conversa com um psiquiatra. A doença possui múltiplas formas de apresentação, mas um dos sintomas que todo paciente tem é a tristeza ou o desprazer com a vida. E a depressão não é momentânea como a tristeza comum, e também, muitas vezes, não tem um motivo evidente.

Além de analisar os sentimentos e as emoções do paciente, o especialista avalia os sintomas físicos, como falta de energia, apetite e sono, além de sintomas cognitivos, como falta de concentração e dificuldades com a memória. Também recomenda o tratamento mais adequado.

Siga o VivaBem nas redes sociais
FacebookInstagramYoutube