Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fazer exercício de 4 a 5 dias por semana retarda envelhecimento do coração

Exercícios de dois a três dias por semana podem ser suficientes para minimizar o enrijecimento das artérias  - iStock
Exercícios de dois a três dias por semana podem ser suficientes para minimizar o enrijecimento das artérias Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

22/05/2018 11h27

Praticar uma atividade física de quatro a cinco dias por semana é necessário para manter o coração jovem, de acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Physiology. Essa informação pode ser importante para desenvolver estratégias de exercícios que retardam o máximo possível do envelhecimento.

À medida que as pessoas envelhecem, as artérias tendem a endurecer, o que aumenta o riso de doença no coração. Embora qualquer forma de exercício reduza o risco geral de morte por problemas cardíacos, esta nova pesquisa mostra que diferentes tamanhos de artérias são afetados de formas distintas por quantidades variáveis de exercícios.

Veja também:

Os resultados mostraram que de dois a três dias por semana, exercícios de 30 minutos podem ser suficientes para minimizar o enrijecimento das artérias de tamanho médio. Já se movimentar de quatro a cinco dias por semana é ideal para manter as artérias centrais maiores jovens.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores fizeram exames em 102 pessoas com mais de 60 anos e históricos de exercícios consistentes durante a vida, onde alguns eram sedentários e outros ativos.

Ao analisar os resultados, a equipe descobriu que um histórico de exercícios casuais ao longo da vida (duas a três vezes por semana) resultou em mais jovens artérias de tamanho médio, que fornecem sangue oxigenado para a cabeça e pescoço.

No entanto, as pessoas que se exercitaram de quatro a cinco vezes por semana também tinham artérias centrais grandes mais jovens, que fornecem sangue para o tórax e abdômen, além de outras de tamanho médio mais saudáveis.

O fato de as artérias maiores parecerem exigir exercícios mais frequentes para permanecerem jovens ajudará no desenvolvimento de programas de exercícios de longo prazo para manter a saúde do coração. A equipe de pesquisa se concentra em descobrir agora se o envelhecimento do coração pode ou não ser "revertido" pelo treinamento físico durante um longo período de tempo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube