Topo

Dieta mediterrânea protege o corpo dos danos causados pela poluição do ar

A dieta mediterrânea é rica em antioxidantes, que protegem o corpo da poluição - iStock
A dieta mediterrânea é rica em antioxidantes, que protegem o corpo da poluição Imagem: iStock

Do VivaBem

22/05/2018 13h27

Ela previne a osteoporose, retarda a progressão da demência, aumenta chances de sucesso na fertilização artificial, trata refluxo. A ciência não para de encontrar benefícios da dieta mediterrânea. Dessa vez, os pesquisadores descobriram que a alimentação concentrada em frutas, grãos integrais, vegetais, azeite, peixe e aves, e que minimiza a ingestão de carne vermelha e alimentos processados, também protege o corpo dos danos causados ​​pela poluição do ar

Conduzido por Chris C. Lim, estudante de doutorado na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, o estudo analisou dados de mais de meio milhão de pessoas em um período de 17 anos. Os pesquisadores rastrearam a estrita adesão de cada pessoa à dieta mediterrânea e estimaram sua exposição a três poluentes atmosféricos: partículas finas, óxido nítrico e ozônio.

Leia também:

Após a análise, os cientistas descobriram que, entre os indivíduos que não seguiram a dieta, a morte por todas as causas aumentou 5% para cada acréscimo de 10 partes por bilhão na exposição ao óxido nítrico. No grupo que aderiu à dieta, no entanto, o aumento foi de apenas 2%. Quem não seguiu a dieta mediterrânea também ficou mais exposto à morte por doenças cardiovasculares --17% para cada 10 μg/m3 de aumento na exposição às partículas finas, comparado com 5% para aqueles que seguiram a dieta. Os resultados foram semelhantes quando os pesquisadores analisaram as mortes por ataques cardíacos.

Poluição - iStock - iStock
A poluição do ar induz o estresse oxidativo e a inflamação no corpo
Imagem: iStock

Antioxidantes são a chave

A explicação para essa proteção proveniente da dieta mediterrânea está nos antioxidantes (como azeite e frutas cítricas), segundo os cientistas. Esse plano alimentar é rico nessas substâncias químicas, que absorvem moléculas oxidadas potencialmente prejudiciais, chamadas radicais livres.

Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes podem estar por trás de uma longa lista de benefícios para a saúde relacionados a essa dieta, incluindo a proteção aos danos da poluição. "Estudos anteriores mostraram que as mudanças na dieta, particularmente a adição de antioxidantes, podem atenuar os efeitos adversos da exposição a altos níveis de poluição do ar em curtos períodos de tempo", explica Chris C. Lim.

Segundo ele, dados os benefícios que encontraram em uma dieta rica em antioxidantes, os resultados são consistentes com a hipótese de que a poluição do ar causada pela combustão de combustíveis fósseis afeta adversamente a saúde ao induzir estresse oxidativo e inflamação. E, por esse motivo, a dieta mediterrânea protegeria o corpo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube