Topo

Dieta saudável pode prevenir encolhimento do cérebro em idosos

Quem tem um maior volume cerebral aparentemente possui melhores habilidades cognitivas - Science Photo Library
Quem tem um maior volume cerebral aparentemente possui melhores habilidades cognitivas Imagem: Science Photo Library

Do VivaBem, em São Paulo

21/05/2018 18h54

Manter um cardápio rico em vegetais, frutas, nozes e peixes pode resultar em um cérebro maior, de acordo com um estudo publicado na edição online da Neurology, revista médica da Academia Americana de Neurologia.

E quem tem um maior volume cerebral aparentemente possui melhores habilidades cognitivas, o que pode ser uma boa alternativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Leia também:

O estudo, feito na Holanda, incluiu 4.213 pessoas com idade média de 66 anos que não tinham demência. Foi solicitado que os participantes completassem um questionário respondendo o quanto comeram de quase 400 itens no último mês.

Os pesquisadores analisaram a qualidade da dieta com base nas diretrizes alimentares holandesas, examinando a ingestão de alimentos nos seguintes grupos: vegetais, frutas, produtos integrais, legumes, nozes, laticínios, peixe, chá, gorduras insaturadas e óleos de gorduras totais, carne vermelha e processada, bebidas açucaradas, álcool e sal. A qualidade da dieta de cada pessoa foi classificada com uma pontuação de zero a 14. 

A melhor dieta consistia em vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, laticínios e peixe, além de uma ingestão limitada de bebidas açucaradas. A pontuação média dos participantes foi sete.

Todos os participantes passaram por exames de ressonância magnética para determinar o volume cerebral, além do número de lesões e pequenos sangramentos cerebrais. Os participantes tiveram um volume cerebral total médio de 932 mililitros. Também foram reunidas informações sobre outros fatores que poderiam afetar os volumes cerebrais, como pressão alta, tabagismo e atividade física.

Maior volume

Descobriu-se que --após o ajuste para idade, sexo, educação, tabagismo e atividade física -- um escore mais alto de qualidade da alimentação estava ligado a um maior volume total de cérebro. Aqueles que tinham uma dieta melhor possuíam uma média de 2 mililitros a mais de volume total do cérebro.

Para efeitos de comparação, ter um volume cerebral de 3,6 mililitros menor é equivalente a um ano de envelhecimento. Não foram descobertas ligações entre a dieta e lesões cerebrais da substância branca ou pequenas hemorragias cerebrais.

Os pesquisadores ainda avaliaram o cardápio baseado na dieta mediterrânea, que também é rica em vegetais, peixe e nozes, e os resultados do volume cerebral encontrados foram similares àqueles que aderiram de perto às diretrizes dietéticas holandesas.

Aparentemente, a ligação entre melhor qualidade geral da dieta e maior volume total do cérebro não foi impulsionada por um grupo específico de alimentos, e sim por vários grupos. No entanto, os próprios pesquisadores deixam claro que o estudo não prova que uma dieta melhor resulta em um volume cerebral maior; mostra apenas uma associação.

As limitações do estudo incluem o fato das informações sobre a dieta serem fornecidas pelos participantes e baseada na capacidade deles se lembrarem o que comeram durante um mês. Além disso, como o estudo foi conduzido em uma população holandesa, outras populações podem não ter resultados semelhantes.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube