Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pessoas com sangue tipo A são mais vulneráveis a diarreia infecciosa

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

19/05/2018 12h03

Existem quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O, determinados pelos genes deixados por seus pais. Mas apenas um deles torna você mais vulnerável a uma infecção grave causada por um tipo da bactéria Escherichia coli, incluindo a “diarreia do viajante”: o tipo A. Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, essa doença geralmente é definida por três ou mais episódios de diarreia em 24 horas e é ocasionalmente acompanhada de cólicas abdominais, náuseas e vômitos.

Anteriormente, um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, observou que crianças em Bangladesh com sangue tipo A eram mais vulneráveis ??a infecções diarreicas graves do que outras. Agora, um estudo publicado no periódico Journal of Clinical Investigation mostrou que, após testes em voluntários, essa relação realmente existe e tem uma explicação.

Leia também:

Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, avaliaram 106 voluntários adultos com numerosos tipos sanguíneos. Esses indivíduos foram expostos a um tipo de E. coli que produz uma toxina que afeta os intestinos. Como resultado, “os voluntários do grupo sanguíneo A desenvolveram diarreia severa com mais frequência do que os indivíduos de outros grupos sanguíneos”, afirmaram os cientistas no artigo.

Além da "diarreia do viajante" a Escherichia coli também é responsável por centenas de milhares de mortes em locais sem saneamento básico, particularmente de crianças - iStock - iStock
Além da "diarreia do viajante" a Escherichia coli também é responsável por centenas de milhares de mortes em locais sem saneamento básico
Imagem: iStock

Após testes, pesquisadores conseguiram explicar o motivo

Você deve estar se perguntando qual a relação entre o sangue o número de vezes que você vai ao banheiro. Segundo os cientistas, parece que esse tipo específico de E. coli, que causa a “diarreia do viajante”, produz uma proteína que preferencialmente se liga a um grupo de moléculas chamadas glicanos, em pessoas com sangue tipo A. Essas moléculas são expressas nas superfícies das células dentro do intestino delgado, permitindo que as bactérias aumentem seu número de toxinas no corpo, o que torna essas pessoas mais vulneráveis à doença.

Com essa descoberta, os pesquisadores acreditam que vacinas feitas sob medida podem proteger pessoas do grupo sanguíneo tipo A (de viajantes a crianças que moram em locais sem saneamento básico). Os autores do estudo também alertam: independentemente se você tiver ou não sangue tipo A, lembre-se de sempre ter uma boa higiene.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube