Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Depressão masculina diminui chance de sucesso em tratamento para gravidez

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

18/05/2018 15h45

A depressão está associada a menores chances de ter um bebê. É o que sugere um estudo publicado pelo National Institute of Health, dos Estados Unidos. A pesquisa descobriu que a chance de um casal obter sucesso em um tratamento para gravidez é 60% menor quando o homem tem depressão, em comparação a casais em que o parceiro do sexo masculino não apresenta a doença.

Em pesquisas anteriores, os cientistas observaram que 41% das mulheres que procuram tratamentos de fertilidade apresentavam sintomas de depressão. Já nos homens, que também procuraram tratamento, o número chegou a 50%. "Nosso estudo fornece aos pacientes com infertilidade e seus médicos novas informações a serem consideradas ao tomar decisões de tratamento", diz a autora Esther Eisenberg.

Leia também:

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores combinaram dados de dois estudos anteriores financiados pela Rede de Medicina Reprodutiva. Um estudo comparou a eficácia de dois medicamentos indutores de ovulação para o estabelecimento da gravidez em mulheres com síndrome dos ovários policísticos.

O outro estudo comparou a eficácia de três drogas indutoras da ovulação em casais com infertilidade inexplicada. Em cada estudo, homens e mulheres responderam a um questionário projetado para rastrear a depressão. Apenas as mulheres foram perguntadas se estavam tomando algum antidepressivo.

Dos dois estudos, os pesquisadores analisaram dados de 1.650 mulheres e 1.608 homens. Entre as mulheres, 5,96% foram classificadas como tendo depressão, em comparação com 2,28 % dos homens.

Os resultados apontam que mulheres que fizeram tratamento para engravidar e usam remédios para controlar a depressão têm cerca de 3,5 vezes mais risco de perderem o bebê no primeiro trimestre, em comparação com aquelas que não tomam antidepressivos. Já os casais em que o parceiro do sexo masculino apresenta depressão têm 60% menos chance de engravidar, do que aqueles em que o parceiro não apresenta a doença.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube