Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Como tratar a diarreia com a alimentação? Coma maçã e purê de batata

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

18/05/2018 04h00Atualizada em 01/04/2020 12h07

Bastou comer algo diferente para bater aquela vontade de correr para o banheiro? Provavelmente você foi pego pela diarreia aguda, causada por algum vírus, bactéria ou intoxicação alimentar. Isso gera aumento no movimento intestinal (o que explica as incontáveis idas ao toalete), além da perda da consistência das fezes. Em geral, o problema dura de dois a cinco dias, se resolvendo sem necessidade de medicamento.

Mas é bom saber que certos alimentos podem piorar os sintomas, enquanto outras comidas ajudam a minimizar o desconforto e evitar complicações —como a desidratação. Com a ajuda de Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP), Vera Lucia Sdepanian, presidente do Departamento de Gastroenterologia da mesma sociedade, além de Sandra Lúcia Fernandes, médica nutróloga da ABRAN, mostramos o que você deve comer e o que evitar quando está com diarreia.

Coloque no cardápio

Água gelada - iStock - iStock
Imagem: iStock

Água
Priorize o aumento do consumo de água na tentativa de compensar o excesso de perda dela pelo intestino. Esse cuidado com a hidratação deve ser redobrado no caso de crianças e idosos. Caso a pessoa esteja com a boca seca e urina muito escura, é hora de entrar com o soro caseiro: 1 colher (café) de sal + 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar para cada litro de água.

banana abre - iStock - iStock
Imagem: iStock

Banana
Contém carboidratos facilmente digeríveis, que agem de forma suave no intestino. A fruta também é cheia de potássio, um eletrólito que muitas vezes perdemos durante a crise de diarreia. Além disso, bananas têm pectina, que ajudam a absorver o líquido no intestino e permitem que as fezes se movam de forma mais suave.

Arroz - iStock - iStock
Imagem: iStock

Arroz
O objetivo durante uma crise é ingerir alimentos que sejam brandos e pobres em fibras, ambas qualidades do arroz branco puro. Apesar de ser sem graça quando consumido sozinho, ele é facilmente digerido e também tem o efeito de conseguir deixar as fezes menos pastosas.

purê de batata - iStock - iStock
Imagem: iStock

Batata amassada
Esqueça a manteiga e o leite da tradicional receita do purê, pois eles não são bons ingredientes quando você está lutando contra uma diarreia. O melhor é ferver o tubérculo e depois esmagá-lo com a ajuda do garfo, acrescentando apenas um pouco de sal. As batatas são ricas em potássio, além de serem facilmente digeridas.

iogurte - iStock - iStock
Imagem: iStock

Iogurte
Uma revisão descobriu que alimentos com probióticos podem encurtar a duração de um surto de diarreia. Eles funcionariam liberando substâncias químicas que quebram as toxinas prejudiciais produzidas por bactérias nocivas causadoras do problema. Consuma o sem lactose e com a presença de lactobacilos.

Leia também:

Tire do cardápio

Refrigerante - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Refrigerante
O xarope de milho rico em frutose, normalmente usado no lugar do açúcar em alimentos nesse tipo de bebida, pode representar um problema se você tiver diarreia. De acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2017 da Healthcare, grandes quantidades do produto podem sobrecarregar o sistema digestivo e levar a gases, inchaço ou diarreia. E o que você mais quer é terminar logo com isso.

Açucar e adoçante - iStock - iStock
Imagem: iStock

Adoçantes artificiais
Acredita-se que têm um efeito laxante no sistema digestivo. Assim, é melhor passar longe de doces e chicletes sem açúcar, ou outros produtos dietéticos. De acordo com o boletim de Harvard Medical School, o consumo de itens do tipo faz com que o intestino elimine mais água e eletrólitos, o que pode afrouxar os movimentos intestinais, levando a diarreia.

Laticínios; lácteos - iStock - iStock
Imagem: iStock

Leite e queijos
Mesmo que a diarreia não seja causada por intolerância à lactose --que é a dificuldade no processamento a esse tipo de açúcar encontrado em produtos lácteos -- é melhor ficar longe desses alimentos quando estiver ruim, pois você pode estar temporariamente sensível a produtos do tipo. O iogurte sem lactose e rico em probióticos é o único indicado para consumo em caso de diarreia.

bebida alcoólica, drinques - istock - istock
Imagem: istock

Álcool
Quando tem diarreia, você precisa evitar alimentos e bebidas que geram a perda de líquidos. E esse tipo de produto age exatamente como um diurético, desidratando o corpo.

A carolina reaper atualmente é a espécie mais picante no mundo. - iStock - iStock
Imagem: iStock

Alimentos picantes
Ingredientes picantes, como as pimentas, podem irritar ainda mais o já sensível sistema digestivo. Coma coisas mais leves.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook ? Instagram ? YouTube

O poder dos alimentos