Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Praticar atividade física regenera células do coração, mostra estudo

O exercício pode regenerar células musculares do coração em pessoas saudáveis e também após infarto - iStock
O exercício pode regenerar células musculares do coração em pessoas saudáveis e também após infarto Imagem: iStock

Do VivaBem, São Paulo

17/05/2018 12h22

Todo mundo já sabe que se exercitar faz bem ao corpo. Mas como o exercício age no seu coração? Um novo estudo publicado na Nature Communications mostrou que fazer atividade física pode regenerar as células musculares do órgão em situações normais e, em alguns casos, após um ataque cardíaco.

Feita em ratos, a pesquisa dividiu os animais em dois grupos: o primeiro usou uma esteira e o outro permaneceu sem fazer nenhum tipo de exercício. 

Os ratos submetidos ao exercício corriam cerca de 5 km por dia. Os cientistas conseguiram medir a regeneração do coração nos camundongos rastreando o DNA recém-formado, à medida que as células se dividiam. Ao fazer isso, eles puderam ver onde novas células estavam sendo produzidas nos músculos do coração.

Leia também:

Os camundongos que usaram a esteira produziram mais de quatro vezes e meia a quantidade de novas células do músculo cardíaco do que aqueles que não treinaram. "Queríamos saber se havia uma maneira natural de melhorar a capacidade regenerativa das células do músculo cardíaco. Por isso, decidimos testar a única intervenção que já sabemos ser segura e barata: o exercício", explicou Ana Vujic, autora do estudo.

Recuperação pós-infarto

Após um ataque cardíaco, as cobaias com acesso a uma esteira continuaram correndo cinco quilômetros por dia voluntariamente, e mostraram um aumento no tecido cardíaco, no qual novas células musculares foram formadas.

O próximo passo, segundo os pesquisadores, é identificar os mecanismos que ligam exercício à regeneração das células do músculo cardíaco.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube