Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Dietas cetogênicas reduzem o desempenho em exercícios anaeróbicos

Autores do estudo dizem que a restrição de carboidratos diminui a performance em atividades curtas e intensas - iStock
Autores do estudo dizem que a restrição de carboidratos diminui a performance em atividades curtas e intensas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

07/05/2018 12h47

Se você é adepto de dietas cetogênicas --baseadas em um cardápio com ingestão mínima de carboidratos e rico em gordura -- e faz exercícios de alta intensidade e curta duração (como a musculação), pode ter sua performance prejudicada devido à alimentação. 

Um estudo, realizado na Saint Louis University (EUA), testou o desempenho anaeróbico --processo em que o corpo produz energia sem usar o oxigênio -- dos participantes e descobriu que, após seguir a dieta cetogênica, todos tiveram uma piora na performance.

Leia também:

A equipe examinou 16 homens e mulheres que seguiram uma dieta cetogênica, com baixo teor de carboidratos, versus uma dieta rica em carboidratos durante quatro dias.

O objetivo da dieta cetogênica é fazer com que o organismo utilize a gordura como principal fonte energética. Quando o corpo está suficientemente privado de carboidratos, produz corpos cetônicos como um combustível alternativo. No entanto, isso gerou um "efeito colateral" no treino dos participantes da pesquisa.

"Em curto prazo, a dieta reduziu o desempenho físico em atividades que são altamente dependentes de sistemas de energia anaeróbica", relatou Edward Weiss, um dos autores do estudo, ao Science Daily. "Essas descobertas têm claras implicações no rendimento dos atletas, especialmente em atividades de alta intensidade e curta duração."

Apesar disso, ele assume que existem populações que podem se beneficiar de uma dieta cetogênica, como pacientes que têm epilepsia, especialmente pessoas com metabolismo celular anormal, o que causa convulsões. Nesse caso, em específico, alimentar as células com cetonas pode ser útil.

"O que este estudo nos diz é que, a menos que possuam razões para seguir uma dieta baixa em carboidratos, os atletas devem ser aconselhados a evitar essas dietas", ressaltou o especialista. 

Vale ressaltar que o número de voluntários do estudo é pequeno e, por isso, é importante a realização de estudos maiores para entender melhor o efeito da dieta cetogênica na performance esportiva.  

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube