Topo

Cientistas desenvolvem maneira de fazer com que corpo não armazene gordura

Já pensou seguir uma dieta calórica e não armazenar a gordura de tudo ingeriu? - iStock
Já pensou seguir uma dieta calórica e não armazenar a gordura de tudo ingeriu? Imagem: iStock

Do VivaBem

06/05/2018 12h16

O corpo é naturalmente “treinado” a transformar a energia dos alimentos que comemos em gordura, como uma forma de armazenar o que consumimos. Este é o resultado de milhões de anos de evolução sob baixa disponibilidade de alimentos. Mas hoje, em que muitos de nós têm acesso constante a alimentos altamente calóricos, a impressionante capacidade do nosso corpo de transformar alimentos em gordura, ironicamente, tornou-se um problema.

Consequentemente, o número de pessoas com excesso de peso em todo o mundo está aumentando vertiginosamente, levando a grandes consequências para a saúde tanto do indivíduo quanto da sociedade. No entanto, como parte de um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Copenhagen conseguiram inibir a capacidade do corpo de armazenar gordura, pelo menos em camundongos.

Leia também:

Eles excluíram geneticamente a enzima NAMPT no tecido adiposo de camundongos e isso tornou os animais completamente resistentes a ficarem com excesso de peso ou obesos, mesmo com uma dieta muito gordurosa.

Nós demos aos ratos uma dieta que mais ou menos corresponde a continuamente comer hambúrgueres e pizza. Ainda assim, era impossível para eles expandir o tecido adiposo. Nosso objetivo final é que, ao entendermos esses fundamentos fundamentais de como nos tornamos obesos, possamos aplicar nossas descobertas ao desenvolvimento de novas estratégias de tratamento para doenças metabólicas”, diz Karen Nørgaard Nielsen, principal autora da publicação e Ph.D. pelo Centro da Fundação Novo Nordisk de Pesquisa Metabólica, na Dinamarca.

Os resultados batem com alguns achados já obtidos em humanos, de acordo com Nielsen. Vários estudos demonstraram que a presença de grandes quantidades da enzima NAMPT no sangue e no tecido adiposo do estômago está significativamente relacionada ao excesso de peso ou à obesidade.

No entanto, este novo estudo fornece a primeira evidência de que o NAMPT é absolutamente necessário para se tornar obeso e que a falta da enzima no tecido adiposo protege totalmente contra a obesidade.

Como foi feita a pesquisa

No estudo da Universidade de Copenhague, os pesquisadores compararam a maneira como camundongos normais e camundongos sem NAMPT no tecido adiposo ganharam peso, quando receberam alimentos ricos em gordura ou uma dieta mais saudável e com baixo teor de gordura.

Quando ambos mantinham uma dieta saudável, não houve diferença no peso corporal ou na quantidade de gordura entre os ratos. No entanto, quando os ratos receberam alimentos com alto teor de gordura, os animais de controle ficaram muito obesos, e os ratos sem NAMPT não ganharam mais peso do que quando mantinham uma dieta mais saudável.

Além disso, os camundongos sem NAMPT mantiveram melhor controle da glicose no sangue do que os ratos normais quando ingeriram alimentos ricos em gordura. Mas Zachary  Gerhart-Hines, um dos autores do estudo, acredita que excluir a enzima de humanos não seja uma estratégia de tratamento viável, já que haveria um risco muito grande para consequências potencialmente prejudiciais em outros tecidos do corpo.

Ele sugere que este estudo possa abrir caminho para mais pesquisas sobre como o NAMPT está ligado ao armazenamento de gordura dos alimentos que ingerimos. Mas vale ressaltar que, mesmo que uma fórmula mágica para não armazenar gordura surja, vale lembrar que peso não está associado, necessariamente, à saúde. Portanto, se pensou que, um dia, poderá viver à base de fast-food e não armazenar gordura, saiba que o que garante uma boa saúde é a alimentação balanceada de alimentos in natura ou pouco processados.