Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, é verdade que ter sífilis aumenta o risco de pegar Aids?

Do VivaBem

03/05/2018 04h01

O leitor quer saber se quem tem sífilis corre maior risco de ser infectado pelo vírus HIV. Ele também pergunta ao Dr. Jairo Bouer se, após tratada, existe a chance da sífilis voltar por uma simples queda na imunidade.

Jairo Bouer diz que a dúvida é importante pois a sífilis é uma doença transmitida pelo sexo (DST) que voltou a crescer e preocupar muita gente. O especialista explica que a sífilis aumenta, sim, o risco de transmissão da Aids. A presença de qualquer DST indica que a pessoa não está se cuidando no momento do sexo. Logo, está exposta ao HIV e a outros problemas. 

Segundo Bouer, uma vez tratada corretamente, a sífilis desaparece do organismo e não volta a se manifestar quando a imunidade cai. A pessoa só terá o problema novamente se transar sem proteção com alguém infectado. A dica é se proteger e sempre usar camisinha na hora do sexo. Ela evita a sífilis, o HIV e outras DSTs.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista a outras edições.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube