Topo

Para controlar o peso, aposte em suplementos proteicos durante as refeições

Consumir suplementos com as refeições é mais eficaz para o controle de peso do que consumir a proteína entre os pratos - iStock
Consumir suplementos com as refeições é mais eficaz para o controle de peso do que consumir a proteína entre os pratos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/04/2018 14h38

Em pó, prontos para beber, em barra... Os suplementos de proteína estão disponíveis em diversos formatos e são muito usados por quem faz exercícios --tanto para emagrecer quanto para ganhar músculos. Boa parte das pessoas costuma consumir o produto nos lanches entre as refeições ou no pós-treino. Mas será que esse é o momento ideal para potencializar seus objetivos na academia? 

Cientistas analisaram 34 ensaios clínicos sobre suplementos, somando 59 grupos de intervenção, para descobrir se é melhor consumi-los nos lanches ou junto com as grandes refeições (almoço, jantar e café da manhã). Resultado: os grupos de voluntários que ingeriram suplementos proteicos duas vezes ao dia, nas grandes refeições, aumentaram em 100% a proporção de massa magra em relação à massa gorda --ou seja, ganharam a mesma quantidade de músculos que perderam gordura. Já os que consumiram nos lanches evoluíram 84%. Os dados foram publicados no periódico Nutrition Reviews.

Veja também:

Além disso, 94% dos que optaram pela proteína no almoço e jantar aumentaram a massa magra, contra 90% daqueles que utilizaram o produto entre as refeições. Também foi registrado que 87% daqueles que consumiam suplementos com as refeições reduziram a massa gorda, enquanto nos que ingeriram entre as refeições tiveram uma queda menor, de 59%.

Por fim, os dados sinalizaram que os consumidores de suplementos proteicos com a comida aumentaram a massa corporal em 56%, contra 72% dos que comiam entre as refeições.

Muitos números, não é? Calma que a gente explica.

Na conclusão, os pesquisadores indicaram que, para quem quer emagrecer ou "trocar" gordura por músculos, ingerir suplementos nas grandes refeições é mais eficaz do que nos lanches. Isso porque a proteína dá saciedade, fazendo com a pessoa diminua a quantidade de alimentos no prato. 

Por outro lado, para quem é magro e deseja ganhar músculos, consumir suplementos de proteína nos lanches entre as refeições mostrou-se mais eficaz, pois aumentou a massa corporal total.

No entanto, antes de usar qualquer suplemento --seja para perder peso, seja para hipertrofia -- você deve consultar um nutricionista, que irá definir a quantidade e o momento certo de utilizá-lo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube