Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Thiago Fragoso foi operado para retirar nódulo nos rins. Isso é grave?

Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em São Paulo

26/04/2018 10h58

O ator Thiago Fragoso precisou se afastar das gravações da novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo) para passar por uma cirurgia para retirar um nódulo nos rins. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, o procedimento foi um sucesso e o ator está bem e descansando. A necessidade da operação foi confirmada após exames de rotina.

Os fãs encheram as redes sociais de Thiago com mensagens de apoio e preocupação com o estado de saúde do ator. Mas o que realmente significa ter um nódulo no rim? É muito grave?

Veja também:

Os nódulos são lesões que aparecem no corpo e podem ser benignos e malignos (ou seja, cancerosos). Segundo o urologista Alex Meller, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em 40% das vezes que um nódulo resolve aparecer nos rins, ele é benigno. E em 60% dos casos, maligno.

O câncer no rim não está na lista dos mais comuns, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), que não publica a incidência específica desta doença. Para se ter uma ideia do número de casos, dados do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mostram que o câncer no rim é o terceiro mais frequente dentro dos que aparecem no aparelho genitourinário, representando aproximadamente 3% das doenças malignas em adultos.

Qualquer pessoa pode sofrer com a doença, mas o câncer no rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres.

A forma como o ator encontrou o nódulo nos rins é a mais comum: sem querer. “Por não ter sintomas, na maioria das vezes, coisa de 80% dos casos, os nódulos nos rins são achados acidentalmente durante exames de rotina, como pela ultrassonografia do abdômen”, explica Meller.

O paciente pode até sentir dor nos flancos e ter sangramento na urina, mas isso só acontece quando o tumor já está muito grande, o que é raro nestes casos. Apesar de achados por acaso, o mais recorrente é encontrar nódulos nos rins quando ainda estão em estágios iniciais, são pequenos e de fácil tratamento.

Tratamento e retirada do nódulo no rim

Assim que o nódulo é detectado, a equipe médica investiga com exames de imagem (tomografia e ressonância), e se necessário com uma biopsia, se é maligno ou benigno. “O tratamento varia. Se for benigno, você pode deixar ele lá quietinho e a pessoa convive com ele. Por outro lado, se for maligno ou agressivo, é indicado retirar.”

Na operação, normalmente só o nódulo é extraído, mas pode ser preciso retirar um pedacinho do rim. “Só se o tumor for muito grande que aí ele compromete o órgão todo”, diz Meller.

A cirurgia é indicada uma vez que o tumor de rim responde de forma muito ruim aos tratamentos quimioterápicos e à radioterapia. Existem outros métodos de tratamento que levam à destruição tumoral por meio do congelamento (crioterapia) ou do calor (radiofrequência). A intervenção depende de cada caso, mas a operação costuma ser a escolha mais comum e efetiva.

De qualquer forma, o urologista aconselha não entrar em pânico se você for diagnosticado com um nódulo no rim. “Mas é importante ter ajuda médica, avaliar se é benigno ou maligno e se for recomendado já marcar cirurgia. Quando detectado no início, não é preciso ter urgência para operar, mas não aconselho adiar mais do que três meses”, explica.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube