Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Suplemento rejuvenesce vasos sanguíneos em apenas seis semanas de uso

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

22/04/2018 10h57

Um novo estudo publicado no periódico Hypertension descobriu um suplemento nutricional que rejuvenesce os vasos sanguíneos de idosos o equivalente a 15 ou 20 anos em apenas seis semanas. Uma melhora dessa magnitude poderia reduzir os riscos de doenças cardíacas em cerca de 13%.

Com a idade, os vasos sanguíneos ficam mais rígidos, principalmente devido ao estresse oxidativo, ou melhor, o excesso de produção de radicais livres. Esses radicais podem danificar o endotélio (camada celular que reveste interiormente os vasos sanguíneos e linfáticos) e prejudicar sua função. Durante a juventude, os corpos produzem antioxidantes suficientes para extinguir os radicais livres. Mas com a idade, as mitocôndrias e outros processos celulares produzem esses radicais em excesso e as defesas antioxidantes do organismo não conseguem acompanhar esse aumento.

Veja também:

No entanto, pesquisadores da Universidade do Colorado, no Canadá, sugerem que suplementos nutricionais podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardíacas. Para o estudo, os cientistas recrutaram 20 homens e mulheres saudáveis ??de 60 a 79 anos. Metade dos participantes tomou 20 miligramas por dia de um suplemento chamado MitoQ, feito para que o antioxidante que o corpo produz naturalmente se agarre com maior facilidade às mitocôndrias dentro das células. A outra metade tomou um placebo.

Após seis semanas, os pesquisadores avaliaram o bom funcionamento do revestimento dos vasos sanguíneos, ou do endotélio, medindo a quantidade de artérias dos pacientes dilatadas com o aumento do fluxo sanguíneo.

Coração - iStock - iStock
Segundo os pesquisadores, terapias como essa podem ser uma promessa real para reduzir o risco de doenças cardiovasculares relacionadas à idade
Imagem: iStock

Os pesquisadores descobriram que, ao tomar o suplemento, a dilatação das artérias dos pacientes melhorou em 42%, fazendo com que seus vasos sanguíneos, pelo menos nessa medida, se parecessem com os de pessoas 15 ou 20 anos mais jovens. Isso reduziria os riscos de doenças cardíacas em cerca de 13% nas doenças cardíacas. O estudo também mostrou que a melhora na dilatação foi devido a uma redução no estresse oxidativo.

"Este é o primeiro ensaio clínico para avaliar o impacto de um antioxidante específico da mitocôndria na função vascular em seres humanos", diz o autor do estudo Matthew Rossman. "Isso sugere que terapias como essa podem ser uma promessa real para reduzir o risco de doenças cardiovasculares relacionadas à idade".

"Exercitar-se e comer uma dieta saudável são as abordagens mais bem estabelecidas para manter a saúde cardiovascular", acrescentou Doug Seals, co-autor. "Mas no nível de saúde pública, poucas pessoas estão dispostas a fazer isso. Estamos procurando opções complementares baseadas em evidências para evitar mudanças relacionadas à idade que geram doenças. Esses suplementos podem estar entre eles."

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube