Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


A causa da sua morte provavelmente não é a que você acha que será

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

19/04/2018 13h23

O assunto pode parecer macabro, mas você já pensou que se soubesse do que iria morrer, tentaria dar um jeitinho de se prevenir? Claro que acidentes acontecem, mas as probabilidades maiores de causa de morte são as doenças, pelo menos de acordo com um novo infográfico realizado pelo cientista de dados Aaron Penne, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os dados coletados, claro, foram do país de origem do pesquisador, mas é possível ter uma ideia de como as causas reais de morte são diferentes das divulgadas pela mídia e pelos sites de pesquisa. A ideia do infográfico surgiu porque os cientistas queriam ver se um estudo de 1979, que encontrou uma desconexão entre as causas de morte mencionadas nas notícias e as causas reais da morte, ainda era válido.

Leia também:

A equipe da universidade analisou as 10 principais causas de morte com base no banco de dados de saúde pública do Centro de Controle de Doenças dos EUA de 1999 a 2016. Em seguida, eles compararam esse banco de dados com o Google Trends para ver as causas de morte que as pessoas estavam pesquisando no site de pesquisa. Os pesquisadores também o compararam com dados de artigos do The New York Times e The Guardian, para ver se o relatório da mídia correspondia à estatística.

Os resultados mostraram que há uma grande discrepância entre o que acreditamos, o que a mídia divulga e o que realmente acontece. Os autores descobriram, por exemplo, que o homicídio foi desproporcionalmente coberto na mídia, comparado com a porcentagem de mortes que ele realmente contabilizou.

Infográfico - Hasan Al-Jamaly, Maximillian Siemers, Owen Shen, Nicole Stone - Hasan Al-Jamaly, Maximillian Siemers, Owen Shen, Nicole Stone
Imagem: Hasan Al-Jamaly, Maximillian Siemers, Owen Shen, Nicole Stone

A maior causa de morte nos Estados Unidos é a doença cardiovascular, seguida pelo câncer. O terrorismo, que apareceu proeminentemente nas tendências de pesquisa do Google, no entanto, causou tão poucas mortes que nem sequer pôde ser visto no gráfico das taxas de mortalidade do CDC.

Os dois meios de comunicação informaram mais sobre homicídios do que qualquer outra causa de morte em 1999. Até 2016, entretanto, as reportagens sobre o terrorismo eclipsaram a cobertura de homicídios.

Novamente, esses dados são apenas dos Estados Unidos e esses números irão variar aqui no Brasil. Em nosso país, por exemplo, segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cerebrovasculares como o AVC são as principais causas de morte, seguidas pelo infarto agudo do miocárdio, pela pneumonia e pelo diabetes. Os homicídios por armas de fogo estão em quinto lugar.

E aí, seus medos (e medidas preventivas) estão de acordo com a realidade?

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube