Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Andar em que você trabalha pode influenciar suas decisões profissionais

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

18/04/2018 11h18

O que você leva em conta na hora de tomar uma decisão? De acordo com um novo estudo, até a altura em que você está pode afetar suas escolhas. Publicada no periódico Journal of Consumer Psychology, a pesquisa realizou uma série de experimentos e descobriu que as pessoas em altitudes mais elevadas em um prédio de escritórios estavam mais dispostas a assumir riscos financeiros.

Por mais estranho que pareça, isso ocorre porque, estar em um andar alto, faz com que você se sinta mais poderoso. "Quando você aumenta a elevação, há um efeito subconsciente no senso de poder", diz a autora do estudo Sina Esteky, professora de marketing da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. "Essa sensação de poder aumentada resulta em um comportamento de busca por um risco."

Veja também:

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.000 fundos em todo o mundo, responsáveis por movimentar cerca de US$ 500 bilhões. Eles relacionaram o nível de volatilidade do fundo com o andar em que ficava a empresa (ele variou do primeiro ao 96º andar). Ao analisarem os resultados, os pesquisadores descobriram uma correlação pequena, mas significativa entre o aumento da elevação e a volatilidade do fundo.

A equipe de Esteky também realizou experimentos em que os participantes foram solicitados a tomar uma decisão de apostas enquanto estavam em um elevador de vidro que subia e descia em um prédio alto. Os participantes que iam até o 72º andar tinham maior probabilidade de optar pela aposta mais arriscada, enquanto aqueles que estavam descendo preferiram uma mais conservadora.

Alto prédio - iStock - iStock
Estar em um andar alto faz com que você se sinta mais poderoso
Imagem: iStock

No entanto, o efeito da elevação nas decisões desapareceu assim que os participantes foram informados de que o nível do andar influencia o comportamento. O mesmo ocorreu quando as pessoas não conseguiam ver que estavam em um nível mais alto. "O cérebro é muito suscetível a fatores situacionais sutis, mas também é muito bom em corrigir esses efeitos, então a conscientização pode nos ajudar a ser mais racionais em nossas decisões", diz Esteky.

Embora este estudo tenha se limitado a decisões financeiras, estudos posteriores poderiam mostrar se o efeito subconsciente da elevação influencia outros profissionais como os médicos que estão escolhendo planos de tratamento para os pacientes, de acordo com a autora.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube