Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Doença de Simaria, tuberculose ganglionar causa fadiga e perda de peso

Simaria (dir.) foi diagnosticada com tuberculose ganglionar - Reprodução/Instagram/@simaria
Simaria (dir.) foi diagnosticada com tuberculose ganglionar Imagem: Reprodução/Instagram/@simaria

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

17/04/2018 19h41

Perda de peso em excesso, alterações gastrointestinais e grande estafa. Esses foram os sintomas que levaram a cantora Simaria, da dupla sertaneja Simone & Simaria, a procurar o hospital na última quinta-feira (12), em São Paulo (SP). Ela acabou sendo internada e, de acordo com o boletim médico oficial, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar.

A doença é provocada pelo bacilo de Koch. "Como essa bactéria é transmitida pelas vias aéreas, é comum achar que o problema ocorre apenas no pulmão. Mas o bacilo de Koch pode se alojar em qualquer órgão do corpo se consegue entrar na corrente sanguínea”, explica Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina e Diagnóstico e membro da Sociedade Brasileira de patologia Clínica. No caso de Simaria, o micro-organismo infectou o gânglio supraclavicular, que pertence ao sistema linfático. 

Veja também:

Quando se instala nos pulmões --na tuberculose "comum" --, o bacilo de Koch pode ser transmitido para outras pessoas por gotículas expelidas na respiração, espirros e pela tosse. No entanto, quando o micro-organismo está no glânglio, como no caso de Simaria, a doença não é contagiosa, segundo Leonardo Weissmann, médico infectologista e consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

"A pessoa não precisa ficar em isolamento e deve apenas tomar os medicamentos religiosamente durante seis meses para garantir a cura total", explica Weissmann.

Esse tipo de tuberculose geralmente acomete pessoas que estão com a imunidade debilitada. Além dos sintomas que Simaria teve, anemia e febre vespertina --que vem no final da tarde e início da noite -- são comuns, assim como aumento dos gânglios

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença. "Por meio do exame histopatológico, de cultura de secreções ou ainda da pesquisa por PCR (busca da bactéria no corpo), é possível fazer essa detecção", explica Magarinos.

Muito descanso

De acordo com o boletim, Simaria recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (17) e vai continuar o tratamento em casa, sendo acompanhada pelos médicos. A ideia é que permaneça afastada do trabalho por no mínimo 30 dias.

A cantora já havia sido diagnosticada com uma infecção aguda nas vias aéreas superiores em novembro passado. Na época, o problema de saúde obrigou a dupla a cancelar seis shows que faria nas cidades de Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA), Santarém (PA), Tefé (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube