Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Ver notificações do celular três vezes ao dia é menos estressante

Está com o estresse lá em cima? Controlar as notificações do celular pode acalmá-lo - iStock
Está com o estresse lá em cima? Controlar as notificações do celular pode acalmá-lo Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

16/04/2018 18h46

Você precisa terminar aquele relatório importante no trabalho, mas o zumbido do smartphone chama a sua atenção. Melhor parar tudo e olhar o recado? Ou continuar o que estava fazendo, mas pensando o tempo todo no alerta que recebeu? A resposta é nenhum nem outro: as duas alternativas podem tirar sua concentração. 

Uma pesquisa, recentemente apresentada na conferência da Associação Americana de Psicologia, descobriu que a melhor maneira de lidar melhor com as notificações do celular é recebê-las de uma só vez, três vezes por dia --é possível fazer essa programação em alguns aparelhos. Isso tornou os voluntários mais felizes e menos com menos sintomas do estresse, além de mais produtivos e controlados.

Veja também:

A técnica funcionou melhor do que receber notificações normalmente; checá-las uma vez a cada hora; e, até mesmo, desligá-las completamente. "O melhor é recebê-las de uma maneira mais inteligente", ressaltou Nick Fitz, um dos autores do trabalho, ao Science Alert.

Para o estudo, eles analisaram todas as notificações que os voluntários acessavam em seus telefones e descobriram uma média de 65 a 80 notificações recebidas por dia.

Os pesquisadores, então, fizeram um grupo de controle verificar seus telefones normalmente durante duas semanas. Outra turma recebeu notificações em lote a cada hora, e uma terceira recebeu três lotes de notificações (às 9h, 15h e 21h). Além disso, um quarto grupo não recebeu notificações.

Embora não recebessem sinais de alertas, as pessoas podiam verificar seus telefones normalmente, mas não viam nenhum aviso na tela de bloqueio --o telefone tocava para as chamadas, mas não deixava nenhuma mensagem, como aviso de chamada perdida, por exemplo.

Em geral, as pessoas do grupo controle relataram que as notificações por telefone as faziam se sentir estressadas, infelizes, interrompidas e não produtivas. Receber notificações, mesmo uma vez por hora, era tão semelhante a isso que não fazia muita diferença. Surpreendentemente, desativar os novos avisos completamente também não funcionou.

As pessoas perceberam que checavam seus telefones mais "intencionalmente", o que os pesquisadores consideravam positivo, mas também ficavam preocupadas com o que estavam perdendo. No final, chegou-se a conclusão que três lotes de notificações pareciam ser o ponto ideal, pois fizeram as pessoas se sentirem mais produtivas, positivas e sob controle.

O momento ideal

Segundo Fitz, o sistema ideal seria sensível ao contexto --reconheceria os melhores momentos para uma pessoa receber seu lote de notificações, permitindo que chegassem ainda mensagens particularmente importantes. "Interrupções em geral não são boas, mas é melhor que ocorram em horários oportunos", disse Fitz.

O primeiro lote de notificações chegaria quando você entrasse no trabalho ou estivesse no caminho, um segundo lote no final do intervalo para o almoço e um terceiro lote na volta para casa. A ideia é que e-mails e aplicativos de mensagem importantes sigam essa tática, mas as notificações menos essenciais, como do Facebook, só sejam entregues uma vez por dia, à noite.

O estudo foi realizado apenas em telefones com sistema operacional Android, pois ainda não é possível ter esse nível de controle sobre os dispositivos da Apple.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube