Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Malhar músculos do rosto mantém pele jovem e tem até academia só para isso

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

04/04/2018 16h02

Você vai às aulas semanalmente, faz aquecimento, treina por cerca de 30 a 45 minutos, desaquece e vai para casa. Não, não estamos falando da rotina em uma academia normal, e sim de uma novidade no universo estético. Mistura de spa com exercícios faciais, a FaceGym, com estúdios em Londres e em Nova York, dá aulas de como tonificar os músculos do rosto.

A ideia de massagem e treino facial não é novidade. Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, já haviam mostrado que trabalhar os músculos do rosto por 30 minutos, durante 20 semanas, faz com que a pele fique mais jovem.

Veja também:

O método natural de rejuvenescimento atrai adeptos que fogem do Botox. Esse foi, inclusive, o argumento da fundadora da FaceGym, Inge Theron. A jornalista de beleza do Reino Unido criou a academia em Londres há dois anos, depois de procurar por uma resposta não cirúrgica para a pele flácida e sem brilho. Em uma entrevista ao site  Fast  Company, disse que viu o Botox e os preenchimentos "se tornando uma norma", muitas vezes com resultados ruins ou muito aparentes. "Eu queria reinventar o negócio de beleza", disse. "E queria criar algo que voltasse ao básico."

Face Gym - Reprodução/FaceGym - Reprodução/FaceGym
Nas aulas, os alunos aprendem a massagear, contorcer e amassar o rosto
Imagem: Reprodução/FaceGym

Até as dores são iguais as de uma academia normal

Na FaceGym, os treinadores ensinam os alunos a amassarem, massagearem e contorcerem o rosto para melhor esculpir e tonificar os músculos faciais. “No final, seus músculos doem tanto quanto se você estivesse em uma academia normal”, contou a jornalista ao site. “Há momentos absolutamente vigorosos. Nós chamamos isso de ‘doce dor’.”

Cada aula custa a partir de US$ 70 (algo em torno de R$ 234) e membros mais avançados já podem aplicar laser ou usar um estimulador elétrico de músculos, que ajuda a pessoa a fazer uma espécie de "abdominal para os músculos faciais", como explicou a fundadora da academia.

Theron chama esses músculos faciais de "esquecidos", já que a maioria dos consumidores nem sabe que eles existem. Apesar de inúmeros produtos de cuidados com a pele estarem disponíveis nos mercados e farmácias, a musculação na face entrega um resultado mais eficaz e seguro, de acordo com ela. "Você pode ter um rosto de aparência esculpida sem necessariamente passar por baixo da agulha", promete Theron.

No próximo ano, a FaceGym expandirá para vários outros locais no Reino Unido, além de explorar mais locais dos EUA. Também há planos para lançar uma plataforma digital. No Brasil, algumas clínicas de estética orientam como fazer a ginástica facial, mas ainda não há uma "academia" só para isso. 

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube